Clube da solda Ferpam

​Como medir o diâmetro do eletrodo

E aí galera do Clube da Solda da FERPAM, quem nunca comprou eletrodos e achou que o diâmetro estava muito maior que o normal? Haja susto se a comprar foi online, né? É pensando em você que decidimos ajudar a tirar esta dúvida. Se você tem esta dificuldade vem com a gente que vamos tentar entender.

Os Eletrodos são ferramentas essenciais no mundo da solda, principalmente na vida dos iniciantes neste ramo de soldagem. As inversoras de solda evoluíram muito nos últimos anos, e com isso cada vez mais tecnologia vem sendo adicionada ao processo de solda.

Os eletrodos são fundamentais por isso, todo soldador deve estudar profundamente suas características e aplicações. Afinal, existem diversos tipos de eletrodos, para finalidades diferentes e aplicações específicas. Além das características de composição, para uma melhor soldagem é preciso conhecer os diversos diâmetros de eletrodo, que vão entre 1,6mm a 6mm. Isso mesmo!

Porque é importante saber os diâmetros dos eletrodos?

Os eletrodos são diversos em suas características, mas os tamanhos influenciam diretamente na quantidade de corrente que você deve utilizar para derretê-lo. Os diâmetros influenciam na sutileza e precisão da sua solda, ou seja, em chapas finas eletrodos mais finos produzem menos calor e reduz a chance de furo na chapa.

Então, além do tipo e material do próprio eletrodo ainda existe a questão da grossura do eletrodo? É isso mesmo! Cada diâmetro é planejado para ajudar o soldador a promover um trabalho mais eficaz na soldagem. A deposição de material de solda faz toda diferença na qualidade final da solda, afinal, quanto maior resistência e estabilidade melhor das peças fabricadas.

Na tabela abaixo você consegue visualizar a corrente média utilizada para cada diâmetro de eletrodo.

Diâmetro

(mm)

Corrente

(Amperagem)

1,60 45
2,00 45-70
2,50 70-90
3,25 100-140
4,00 130-190
5,00 180-250
6,00 230-310

Como medir o diâmetro do eletrodo?

Você vai precisar de um paquímetro, pode ser manual ou digital! A maioria das pessoas erram ao medir o eletrodo pela sua estrutura de revestimento e não pela sua ponta. Veja na imagem baixo, onde devemos medir.

Meça sempre a ponta do eletrodo, pois o material de revestimento, normalmente é apenas a composições químicas responsável pelo fluxo de solda, que facilitará a deposição de material.

Este material de casca do eletrodo também tem o objetivo de fazer a proteção da solda, garantindo assim, as propriedades mecânicas pós solda.

Todo iniciante no mundo da solda tem esta dificuldade de saber identificar os milímetros do eletrodo, por isso, experimente aí realizar a medição em casa. Esperamos ter auxiliado!

Comente aqui se este blog te ajudou!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat