Dicas de ferramentas

​4 Discos básicos para sua Esmerilhadeira

Uma esmerilhadeira executa diversas atividades como cortar, desbastar, lixar e esmerilar, para cada função existe um disco especial que promove cada trabalho com mais fluidez e menos desgaste, tanto dos discos, quanto do motor da ferramenta.

Uma esmerilhadeira executa diversas atividades como cortar, desbastar, lixar e esmerilar, para cada função existe um disco especial que promove cada trabalho com mais fluidez e menos desgaste, tanto dos discos, quanto do motor da ferramenta.

Para economizar no desgaste do disco a dica é simples, você precisa colocar o disco certo para realizar a função correta. E foi pensando nisso, que viemos esclarecer um pouco mais sobre as funções dos 4 formatos de disco mais usados em esmerilhadeiras.

O que é esmerilhadeira? É uma ferramenta elétrica que serve para esmerilar. Segundo o dicionários a palavra “esmerilar” significa aprimorar, lustrar com esmero e cuidado. Ou seja, é uma atividade que exige atenção, delicadeza e ao mesmo tempo força e trabalho braçal.

As Esmerilhadeiras costuma ser escolhidas por 3 itens de sua composição, diâmetro do disco, potência e GPM (giros por minuto) e por seu peso. Como a atividade de esmerilhar exige muito dos braços humanos, muita gente escolhe pelo peso e pelo tamanho do disco, que afinal dará mais ou menos amplitude de trabalho.

Normalmente, os discos costumam ser de 4” e ½ (quatro polegadas e meia), 7” (sete polegadas) e 9” (nove polegadas). Os motores tem capacidades de girar de 2.500 a 11.000 g.p.m. Ou seja, estas máquinas produzem uma enorme quantidade de giros por minuto, o que permite cortes, desbastes e lixamentos mais rápidos.

Basicamente existem 4 tipos de Disco para Esmerilhadeira

– Disco de Corte: Proporciona desempenho de corte rápido e potente em vários materiais, os discos de espessura fina proporcionam desempenho de corte fácil e rápido com pouco esforço, menos ruído e poeira. Normalmente eles servem para cortar: metal, inox, metais não ferrosos, pedra, mármore, plástico.

– Disco de Desbaste: este é um disco mais grosso pois possui camadas de abrasivos e fibra de vidro. Por isso normalmente possui um tempo de vida útil maior. Também realizar cortes, porém sem tanta formação de rebarbas, porém, o corte com ele é muito mais lendo. Sua principal aplicação é desbaste em metal.

– Disco de Lixa: muita gente não sabe, mas existe sim disco para lixamento mais fino com a esmerilhadeira. Porém, estes discos para lixamento mais de acabamento precisam de um acessório de suporte para seu encaixe, que é o disco de borracha. Desta forma, para usar o disco de lixamento, é necessário que o disco de suporte seja encaixado.

Normalmente usa-se para deixar melhor acabamento, pois tal lixamento com disco de lixa é bem fino. Muita gente utiliza este método para lixar madeira. O único porém, é que as esmerilhadeiras tem alta rotação e não costumam ser usadas para trabalho específico com metal.

Disco FLAP: Este também é outro tipo de disco de lixamento, sua estrutura é composta por camadas de lixas. Seu objetivo maior é promover um acabamento mais delicado em metais. Logo, se você precisa lixar um cano ou de metal, que atualmente está levemente cortada. Por isso, o Disco flap é uma solução ideal. Logo, utilize-o para lixamento em metal e o acabamento mostrará o brilho do metal sem desgastar muito da peça.

Saiba mais sobre esmerilhadeiras no canal Oficina Garagem.

DICA EXTRA!!!

Disco de limpeza:

– Produz resultado de limpeza rápida em superfícies de metal e alvenaria

– Possui base de sustentação em fibra de vidro

– Sua estrutura tridimensional permite excelente desempenho de remoção de material sem acúmulo (duros demais)

– Com sua camada em carbureto de silício renova a estrutura e cria bordas de corte para retirar materiais.

Indicado para remover: ferrugem, tinta e oxidação em metais, bem como calcário, musgo e grafite em pedra, mármore ou concreto.

Comente e compartilhe com amigos estas informações tops que preparamos para você!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat