Evite queimaduras durante a soldagem
Você já sabe que a radiação solar pode causar queimaduras no corpo humano. Mas, e sobre queimadura com o arco elétrico da solda, já ouviu falar?
Você já sabe que a radiação solar pode causar queimaduras no corpo humano. Mas, e sobre queimadura com o arco elétrico da solda, já ouviu falar?
É exatamente sobre este assunto que a Ferpam veio falar hoje e trazer um alerta muito importante. Tenha muito cuidado com a radiação do arco elétrico de soldagem, pois eles podem causar graves queimaduras.
Se você utiliza os seguintes processos de soldagem (TIG, MIG/MAG ou MMA) fique atento, pois na solda elétrica existe o risco de queimadura pelo calor emitido durante a soldagem.
Estes três processos de soldagem são os mais famosos para realização de solda em materiais metálicos como ferro, cobre, alumínio e entre outros.
Por isso, esses métodos também são os mais queridos e mais comumente utilizados pela população, tanto no Brasil, quanto no mundo.
Segundo estudos científicos os raios, do arco de solda elétrica, são tão fortes que só perdem para o raio X e Gama (radioativo). Isso se dá devido a análise do cumprimento da onda de calor emitida pela corrente eletromagnética.
Além disso, segundo especialistas o arco elétrico é uma potente fonte de calor e sua temperatura pode chegar a ser superior a 3.000°C. Este fenômeno de calor do arco elétrico da soldagem provoca uma forte radiação eletromagnética.
Desta forma, é comum ouvir casos de pessoas que sofreram queimaduras durante o processo de soldagem, tanto no rosto, quanto nos olhos, no peito e braços.
Isso ocorre porque a radiação vai direto para a pele e queima rapidamente. Cinco minutos de solda sem máscara de proteção pode queimar gravemente os olhos. Sem avental e luvas irá queimar seu peito, suas mãos e braços.
A Solução para não se queimar com arco elétrico de solda
O Ministério da Saúde e a Norma Regulamentadora 6 (NR6) do Ministério do Trabalho brasileiro decidiram incluir a recomendação da utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar danos físicos aos trabalhadores da soldagem.
Isto porque a curto prazo os danos do contato direto e indireto com o arco elétrico da soldagem pode causar doenças como fotoqueratite e eritema cutâneo.
Imagine o quanto de dano essa radiação poderá causar a longo prazo, dentre as consequências estão doenças como catarata, câncer de pele e foto envelhecimento.
Vale lembrar também, que essa radiação afeta pessoas ao redor, e é importante também que se utilize biombo de separação entre o soldador e os colegas de trabalho que exercem outras funções no mesmo ambiente.