Clube da solda Ferpam

Como ligar minha inversora de solda na rede?

Esta história de ligar a inversora de solda em tomada de 20 amperes pode ou não pode? Vem com a gente e vamos entender. Pois, nosso objetivo é aumentar a vida útil da sua máquina.

Olá caros leitores do Blog da Ferpam! É com muita seriedade que viemos aqui te ajudar com este assunto. Afinal, para nós não basta vender máquinas, temos que ajudar nossos clientes a usarem adequadamente seu produto.

Quando as inversoras de solda podem ser ligadas nas tomadas comuns sem danificar a rede elétrica e nem as próprias máquinas, isso se dá por que elas já vêm de fábrica com plugs simples. Porém tem aquelas que não vão com pino, mas porque será?

Quando a máquina não tem o plug isso significa que devido a sua alta potência não é indicado uso de pinos comuns de 10 nem de 20 amperes. Logo, se você fizer esta ligação com pinos de amperagem baixa você correrá dois riscos.

O primeiro risco é de queimar sua máquina, derreter a placa mãe da máquina e dar perda total da máquina. O segundo risco é estragar completamente a rede elétrica da sua residência, principalmente se a rede for muito antiga.

Como ligar então minha máquina que não tem pino já de fábrica?

Faça sua própria extensão, para ligar direto no quadro do relógio da casa. Desta forma com um investimento básico de em média de R$100 reais você pode criar uma extensão de qualidade e bem dimensionada eletricamente.

Adquira já o conjunto de tomadas industriais contendo 2 unidades da tomada Fêmea de Sobrepor Azul 2P+T 220v 32A Soprano, 2 unidades de Pino Macho de Plugue Azul 2P+T 220v 32A Soprano e também até 10 metros de cabo PP para solda de no mínimo 6mm.

Tenha em mente que você vai precisar de um Kit de ferramentas básico composto por: alicate, estilete, chave de fenda, chave estrela e fita isolante.

Veja o vídeo do nosso parceiro Fábio Varão do Canal do Youtube Oficina Garagem

 

Para ligar corretamente sua inversora de solda observe:

1° ponto: Se o manual da máquina manda usar tomadas acima de 32 amperes, então significa que você não pode usar pinos de 20 amperes.

Este ponto é crucial, não só para o funcionamento de todas as especificações da máquina, mas também para garantir maior vida útil do equipamento.

2° Ponto: Faça uma consulta com um especialista em elétrica, para que este lhe indique a melhor forma de ligar sua máquina. Mostre o manual da inversora de solda para ele, pois normalmente lá tem tudo sobre a elétrica da máquina.

3° Ponto: Não faça gambiarras com inversoras de solda, estes equipamentos consumem muita corrente elétrica e alguns clientes acabam fazendo uso errado de cabos, extensões e ligações indevidas. Há casos de as pessoas usarem fios 2,5 mm para fazer a instalação sendo que o ideal mínimo para fio de solda é 6mm.

Esse tipo de erro, comum até faz com que o cliente possa estragar a rede elétrica da sua casa, literalmente derretendo tudo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat