Curiosidades

Conheça mais sobre o universo das Brocas

Tá precisando aprender mais sobre os formatos, tamanhos e como reconhecer os tipos de brocas? Este blog foi feito para te ajudar. Confira!

As brocas não são diferenciadas apenas pelo seu tamanho e encaixe, mas também pelo material de trabalho em que elas tem a melhor performance de furação.

As brocas se distinguem por 4 padrões básicos:

Para comprar a broca correta é preciso ter em mente alguns dados. Seguem-se abaixo alguns dos principais parâmetros para a escolha da broca correta para sua necessidade.

Tamanho da broca:

O primeiro item está relacionado ao diâmetro do furo que a broca vai promover, normalmente é a primeira medida solicitada pelo vendedor de brocas. Mas, há também que se observa a profundidade desejada para o furo. Estas duas medidas básicas são fundamentais para se especificar ao solicitar uma broca na loja.

Composição do material:

Brocas de materiais enrijecidos, outros de materiais mais flexíveis, umas com videas diamantadas, outras com laminas de corte de tal e tal material.

Encaixe:

basicamente conhecemos três tipos de encaixe o cilíndrico, o com pescoço tipo como bit de parafusadeira e o famoso SDS Plus e SDS Max. Além disso, tem que se observar também o tamanho do encaixe para as brocas. Nas furadeiras comuns costumam variar entre 3/8 (10 mm), ½ (13mm) ou 5/8 (16mm).

O Encaixe SDS Plus é este, vale observar mandril o da sua Furadeira de impacto aceita este tipo de broca, pois ela é comum em marteletes e martelos. Ou seja, antes de comprar uma boca confira primeiro qual tipo de broca serve na sua ferramenta.

 

 

 

 

 

Brocas e sua performance no meio:

Broca de Concreto: Elas são conhecidas pelo seu formato de seta na ponta, ideais para concreto sua composição. Normalmente as pontas destas brocas não são cortantes, e na sua ponta há uma videa ou matéria diamantado.

 

 

 

 

 

Broca de Madeira: Estas são conhecidas pela suas três pontas, sendo a do meio mais proeminente. Há uma diversidade de tipos de broncas para madeira, que tem tecnologias e funcionalidades diferentes.

Veja abaixo outros três tipos de brocas comuns para madeira, o detalhe está sempre na ponta do meio mais proeminente e que as lâminas são sempre cortantes.

 

 

 

Brocas Multiuso: Normalmente sua ponta é parte em formato de seta coma videa na ponta, mas tem um desenho diferente. No corpo da Broca costuma ter um material diferente também sinalizado com cor. Tem sua capacidade de furar madeira, metal, alvenaria.

 

 

 

 

 

Broca de Metal: Esta tem a ponta desenhada para parecer que não tem ponta. Normalmente elas devem ser usadas com óleos lubrificantes para facilitar o furo. O inox por exemplo tem grande chance de endurecer diante da fricção de uma broca, para diminuir isso o uso de óleo é fundamental, pois ajuda a fazer o furo ser mais rápido.

 

 

 

 

Há ainda brocas para vidro, brocas longas, em formato de serpentina e muitas outras. Se você gostou deste material pode compartilhar, comentar que quer saber mais sobre o universo das brocas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat