Clube da solda Ferpam

​Entenda o que é fluxo de solda

Nossa missão no blog Ferpam é compartilhar conhecimento, informação e curiosidades e toda curiosidade nossa a gente ama explorar, aprender e espalhar. Já bateu aquela dúvida sobre o que é fluxo de solda ou como utilizá-lo de forma correta? Então vem que com a gente aprender mais!

Nossa missão no blog Ferpam é compartilhar conhecimento, informação e curiosidades e toda curiosidade a agente ama explorar, aprender e espalhar. Já bateu aquela dúvida sobre o que é fluxo de solda ou como utilizá-lo de forma correta? Então vem que com a gente aprender mais!

Já tentou soldar algo que está oxidado ou meio enferrujado e a solda não fixou? O que se faz quando isso acontece é tentar lixar a parte oxidada, ou se não puder você deve recorrer à utilização do fluxo de solda. Assim você vai limpar o local em que se pretende realizar uma solda e o trabalho será mais fluido.

Fluxo de solda é um produto químico, que facilitará na fixação e dureza dessa solda. A maioria dos profissionais que trabalham com manutenção de placas e circuito elétricos o utilizam para deixar os terminais eletrônicos mais fáceis de receber a solda.

O fluxo para solda promove a desoxidação do metal de base, melhorando a fluidez do material de adição. Este químico serve para solda oxi-acetilênica em aço, ferro, cobre e suas ligas, latão e outras ligas de cobre.

Como utilizar Fluxo de Solda?

Existem várias versões do Fluxo de solda: pó, liquido ou em pasta, a escolha do tipo formato é variada conforme a necessidade do uso. A mais usadas costumam ser em pó ou em pasta.

Quando for usar o p: faça o seguinte: aqueça a extremidade do eletrodo (de cobre, bronze, latão ou alpaca) depois é só emergir no pó e efetuar a solda.

Mas, se for usar em pasta: o ideal é pincelar a pasta tanto na vareta quanto na linha onde for realizar a solda. Importante você fundir ao mesmo tempo as bordas e o eletrodo para encher as juntas, então é só deixar a peça esfriar naturalmente, tenha calma e não tende acelerar o esfriamento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat