CuriosidadesDicas de ferramentas

3 manutenções preventivas em casa que a Ferpam recomenda

Aprenda, de uma vez por todas, a realizar a manutenção preventiva do seu imóvel.

Eventualmente, o seu imóvel terá de contar com algum tipo de reparo, que pode ser na rede hidráulica, reparos elétricos, dentre tantos outros. Ainda assim, esse gasto pode ser minimizado caso a manutenção preventiva seja incluída na rotina de cuidado com a casa.

Visto que todo imóvel necessita de cuidado, atenção e ações de manutenção preventiva, elencamos abaixo algumas dicas de como realizar essa supervisão e correção de diversos setores, confira abaixo:

Cuidado com os reparos elétricos

Os reparos elétricos devem sempre ser realizados por um especialista que seja devidamente treinado para prover o máximo de segurança para si e também para o imóvel e seus ocupantes, tendo em vista que problemas com a eletricidade são potencialmente perigosos.

Ainda assim, existem alguns cuidados básicos que podem ser adotados por quem não possui nenhuma intimidade com os reparos elétricos, como:

  • Nunca deixar fios expostos ou desencapados;
  • Verificar se a voltagem do aparelho e da tomada são correspondentes. Aparelhos 110V não devem ser conectados em tomadas 220V, pois podem queimar. Enquanto, os dispositivos 220V devem ser conectados a tomadas dessa voltagem para que funcionem corretamente;
  • Desligar aparelhos da tomada quando houver chuva forte, tempestade, vendaval, raios e trovões;
  • Nunca deixar a fiação, ainda que intacta, entrar em contato com água.

Cuidado com a rede hidráulica

A rede hidráulica, ou seja, o encanamento de água e rede de esgoto, devem ser reparados apenas por um profissional adequado, que no caso é o encanador. Eventualmente, caso a incidência de entupimentos seja constante, assim como a presença de manchas de infiltrações e odores, é importante que esse profissional realize uma avaliação.

Reparos em peças como registros, pias, lavabos, vasos sanitários e caixa d’água podem ser mais simples, enquanto problemas com tubulações e ralos podem necessitar de um reparo maior, sendo mais caros e demorados.

Uma dica importante é sempre realizar a limpeza periódica da caixa d’água para manter as tubulações sempre livre de entupimentos, e sempre que sentir dificuldade em fechar algum registro, realize a troca do reparo para que não seja necessário depositar força excessiva para fechar e acabar rompendo a tubulação.

Atenção com a pintura do teto e paredes

A presença de mofo é um ponto sensível no cuidado com a casa, pois, caso essa umidade seja proveniente do terreno, significa que a casa não conta com a impermeabilização correta, e não há muito o que ser realizado sem uma grande obra.

No entanto, caso esse ocorra especialmente em locais como móveis, banheiros, armários e na cozinha a solução pode ser mais simples. Caso note a presença de mofo, mantenha os móveis levemente afastados das paredes e realize uma limpeza periódica com produtos específicos antimofo, assim você economiza um valor considerável com a pintura.

Agora que você já sabe qual manutenção preventiva é importante no cuidado com a casa, confira as ofertas disponíveis na Ferpam, que, além de uma linha completa de ferramentas e máquinas elétricas, ainda dispõe de soluções para a rede hidráulica, como a linha de irrigação e borrachas, para os reparos elétricos e muito mais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat