Dicas de ferramentas

4 dicas para armazenar materiais elétricos com segurança

Mantenha as suas lâmpadas, fios e cabos elétricos, além de outros materiais elétricos armazenados da melhor maneira.

Quando se trata de materiais elétricos, como lâmpadas, fios e cabos elétricos, é comum que tenha sempre alguma redundância na hora de realizar a aquisição, o que implica em dispor de algum material sobressalente, para trocas e reparos posteriores. No entanto, por uma questão de segurança, é importante manter esse backup armazenado da maneira correta.

Se você está com alguma sobra de materiais elétricos, algo que pode ser muito útil para reparos futuros, mas não sabe como guardar tudo com segurança, confira abaixo algumas dicas sobre como manter esses produtos armazenados da melhor maneira:

Observe sempre a indicação dos fabricantes

É usual que os fabricantes de materiais elétricos disponibilizem na embalagem do produto algumas instruções sobre o armazenamento, que além das orientações básicas, possui as indicações de questões importantes, como as formas sobre empilhamento e demais informações.

Além das instruções escritas, também é comum que as orientações contem com alguma ilustração gráfica, demonstrando de maneira mais clara as principais recomendações de armazenamento.

Mantenha os materiais elétricos abrigados

Ainda que alguns materiais elétricos disponham de recomendações específicas, existem algumas orientações básicas que valem para todos, onde a principal questão diz respeito a manter tudo devidamente abrigado.

Ou seja, todo material deve ser armazenado em um local longe de água, raios do sol, calor e umidade, estando preferencialmente em um local arejado. Por isso, é usual esse tipo de material ser armazenado em um galpão, até mesmo em algum porão ou sótão.

Lâmpadas devem ser guardadas individualmente

Evite guardar as lâmpadas todas juntas, pois o atrito entre elas podem ocasionar a quebra, caso sejam de vidro, ou riscos que ocasionam a opacidade, caso se trate de material plástico.

Segmentar tudo conforme o tamanho, cor, temperatura e voltagem também otimiza a sua organização, facilitando a troca sempre que for necessária e a identificação de quais precisam ser repostas.

Evite a manipulação constante

Outro ponto interessante na hora de armazenar os materiais elétricos é se atentar a manipulação constante, ou seja, o produto deve estar abrigado, de preferência embalado ou coberto, para que seja protegido de poeira e raios do sol, e não deve ser retirado do seu local com frequência.

O simples ato de retirar e colocar algo no lugar sempre que for realizar uma limpeza semanal, por exemplo, pode ocasionar danos, ainda que não seja tão comum em fios e cabos elétricos. Materiais como lâmpadas, tomadas, interruptores e disjuntores, podem quebrar facilmente caso caiam ou não sejam empilhados e armazenados na maneira correta.

É válido salientar que as dicas acima não se aplicam somente aos materiais elétricos, mas também para uma ferramenta elétrica, que necessita do mesmo cuidado, dado a preocupação que deve ser mantida com todos os componentes.

Na hora de adquirir materiais elétricos, ferramentas, soluções em iluminação, pintura ou irrigação, confira as ofertas disponíveis na Ferpam, que conta sempre com produtos de qualidade e preços atrativos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat