Sem categoria

Abafador de ruídos: frescura x necessidade

A maioria dos trabalhadores da indústria de alto padrão já conhecem os Abafadores de Ruídos, pois fazem parte da sua rotina. Mas, ainda assim existem profissionais que duvidam da importância dos protetores da audição. E aí… o abafador de ruídos é frescura ou não, vamos entender?

O primeiro passo para elevar nossa compreensão sobre este assunto é aprender que o som é compreendido como algo positivo, enquanto o ruído é distinguido como algo indesejado, por causar profundo desconforto auditivo.

No ambiente de trabalho existem sons e ruídos importantes, mas é nos ruídos ocupacionais que devemos nos concentrar aqui para entender se abafador de ruído é importante ou não. Existem basicamente, três tipo de ruídos. Veja abaixo!

O Ruído contínuo (ocorre sem parar): é um barulho contínuo e que nunca cessa e que quase faz parte do ambiente o dia todo. Como o barulho das máquinas de uma indústria em funcionamento, por exemplo.

O Ruído Intermitente (ocorre de vez em quando): é um barulho que vem e vai, pausa e volta. Ou seja, tem uma intermitência… um alarme, um apito ou um acionamento de máquina, que ocorra com alternância de períodos.

O Ruído de impacto (ocorre de repente): este pode ser devido o disparo de uma arma, da queda de objeto, batidas de martelo, uma explosão. Um barulho que ocorre de repente e tem curta duração.

A presença de ruídos e sons no trabalho é considerada normal sempre? Não! A intensidade, a frequência, o tempo de exposição e a proximidade do trabalhador à fonte de ruídos são levadas em consideração para medir a quantidade de proteção que tal trabalhador precisa utilizar para evitar danos à sua saúde.

Quais Efeitos negativos de não se proteger contra os ruídos?

– Problemas na comunicação (início de uma surdez)

– Baixa concentração (o ruído pode estressar o cérebro)

– Desconforto e cansaço (dores de cabeça, de ouvido e fadiga)

– Nervosismo (irritabilidade alta)

– Baixo rendimento (muitas noites sem dormir e fadiga podem gerar desgaste mental e físico no trabalhador, trazendo queda de produtividade)

– Acidentes: quanto mais o trabalhador está afetado e cansado mais altas são as chances de este provocar acidentes de trabalho por desatenção e falhas de comunicação.

Quais os reais efeitos negativos à saúde que os ruídos podem causar?

– Dor de ouvido, de cabeça e muscular

– Zumbido no ouvido

– Aumento da pressão arterial

– Alterações na potência sexual e até menstruais

– Ansiedade e Depressão

Diante disto tudo que falamos agora, qual é sua opinião? Utilizar abafadores de ruídos é uma frescura, é uma coisa importante ou é fundamental? Segundo a lei, a proteção auditiva é obrigação a todo colaborador. E se você é autônomo, a responsabilidade de se proteger está em suas mãos.

A proteção auditiva pode ser realizada basicamente a partir de dois tipos de equipamentos, tais como: Protetores de inserção ou concha. A escolha depende da intensidade, da frequência, da proximidade e do tempo de exposição aos ruídos de cada trabalhador.

Protetor auricular simples de silicone

Protetor auricular descartável de espuma

Abafador de ruídos tipo Concha

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat