Dicas de ferramentasNotícias Ferpam

3 passos para dimensionar corretamente um gerador

Você está planejando comprar ou alugar um gerador de energia? Então alertamos, você precisa aprender as bases para um bom dimensionamento, somente este cálculo será capaz de garantir a energia necessária e por tempo hábil. Por isso, venha com a Ferpam aprender um pouco mais.

Os geradores de energia são uma forma limitada de energia, mesmo os mais potentes possuem o limite de carga que podem gerar e manter. Por isso, é preciso administrar corretamente a sua potência e capacidade. 

Um gerador de energia pode ser utilizado como fonte primária de energia ou como fonte secundária, podendo assim ter no mínimo três formas de usar: full time (24h por dia), part time (Horário específico e limitado) ou acionamento de emergência (apenas quando a rede de energia falha).

O primeiro passo para escolher seu gerador é ter consciência clara de qual tipo de funcionamento você busca. A partir desta informação, será possível sondar qual tipo de gerador te atenderia melhor. 

Sem dimensionar corretamente um gerador, o que acontece?

Além de passar raiva com um gerador ineficiente, corre o risco de ficar sem energia elétrica, sem as funções principais do prédio e o pior, vai se arrepender da compra leiga que fez.  

Faça uma consulta com um vendedor especializado, vá com a lista completa de eletroeletrônicos que você precisará acionar e em caso de projetos profissionais, só compre com o aval de um engenheiro elétrico de confiança.

1º Passo: Anotar todas as potências dos motores, eletrodomésticos e eletroeletrônicos que você irá utilizar simultaneamente quando este gerador for acionado. 

2º Passo: Converter todas as potências encontradas para KVA.

3º Passo: Somar as potências em KVA para definir, então, qual o gerador que produza a quantidade necessária em KVA para te atender.

É imprescindível que um Engenheiro Elétrico capacitado faça os cálculos para você, principalmente quando os projetos são residenciais, industriais e ou  comerciais. Aprender a dimensionar se trata de obter uma informação estratégica para garantir que você não está sendo ludibriado, afinal corre o risco de você gastar além com um gerador que nem será totalmente utilizado. 

Para projetos temporários como acampamentos de praia, é imprescindível a presença de um Eletricista experiente para te auxiliar na compra ou aluguel de um gerador adequado. Se este profissional não sabe calcular desconfie! 

Calcule corretamente e evite ser enganado! Evite passar raiva com um gerador de energia ineficiente, que fica desligando e aumentando o risco de queimar seus eletrodomésticos e eletroeletrônicos. 

Para além da necessidade de dimensionar, existem dois fatores importantes a se pensar quando o assunto é gerador de energia, que são o planejamento da vida útil e o tempo estimado para realizar as revisões. 

Priorize saber estas informações no ato da compra e assim conseguir se preparar financeiramente para as revisões e manutenções. Por isso confie na Ferpam, que tem um time de especialistas para te ajudar!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat