Como escolher seu compressor de ar?
Antes de escolher o compressor ideal é importante entender as necessidades das ferramentas pneumáticas que você irá trabalhar.

O compressor de ar serve para gerar e armazenar ar comprimido a partir de movimentação mecânica gerada por energia elétrica ou motores a gasolina e diesel. Eles podem ser utilizados em pistolas de pintura, enchimento de pneus ou até em consultórios odontológicos.
Acerte na escolha
Versátil, o compressor de ar tem variações de capacidade, potências, pressão de saída, entre outras características. Para acertar na escolha fique atento aos pontos a seguir:
- Quais equipamentos pneumáticos que serão utilizados;
- Quantidade de equipamentos;
- Pressão de trabalho (dado técnico de catálogo);
- Ar efetivo consumido por equipamento PCM (pés).
PCM?
O PCM é uma medida do fluxo volumétrico, ou seja, da quantidade em volume do ar que é consumido. A partir dessa medida, é possível cruzar com todos os outros pontos acima e escolher. Confira!
Quando você tiver o PCM (pés) de todas as ferramentas que serão utilizadas, some seus PCMs, em depois adicione 30% ao valor, para maior segurança. No momento da escolha do seu compressor de ar, você deve chegar próximo a esse valor a fim de adquirir um compressor mais adequado às suas expectativas. O consumo médio em PCM consta geralmente no manual do produto.
O recomendado é a escolha de um nível um pouco acima do necessário, considerando que existe uma perda no rendimento volumétrico do ar comprimido.
Um compressor de ar de 10 PCM, por exemplo, pode ser usado em oficinas mecânicas, marcenarias, borracharias, serralherias, funilarias e marmorarias, bem como pequenas e médias empresas e postos de serviço. Já um de 40 PCMs, pode fazer serviços mais pesados na indústria e construção civil.
Aproveite para conferir todas as opções de compressores disponíveis na FERPAM




E aí, galera! Acho que esse lance de escolher o compressor certo é meio complicado, né? Afinal, tem que ver qual ferramenta você vai usar, quanto de ar realmente precisa e, claro, a manutenção que vai rolar depois. Uma dica que deixo aqui é pensar no aluguel ao invés da compra, especialmente se você não for usar o compressor o tempo todo.
Imagina a dor de cabeça de comprar um equipamento caro e ter que se preocupar com manutenção, substituição de peças e ainda correr o risco de ficar com o equipamento parado se você não usar tanto assim. Alugar pode ser uma solução muito mais prática, porque você paga só pelo tempo de uso e ainda tem a vantagem de contar com manutenção e troca do equipamento se algo der errado. Sem contar que, dependendo da situação, você pode até escolher um modelo mais potente do que o que compraria, já que o aluguel dá essa flexibilidade.
https://www.camarlocacao.com.br/equipamento/compressor-de-ar-portatil
E vocês, já pensaram nessa opção?