Irrigaçao

É possível ter resultados produtivos com irrigação?

Todo agricultor e pecuarista que ainda não possui irrigação em suas propriedades se faz esta pergunta. É possível ter resultados? Quais? Vale a pena investir na implantação de um sistema de irrigação?

Ainda há no Brasil certa escassez de informações sobre manejo da irrigação. A maioria dos produtores pensa que os gastos com o sistema são muito altos e uns até pensam que vão gerar desperdício de água, no entanto não é isso que as pesquisas indicam, veja a seguir.

 

Estudiosos afirmam que o histórico ruim de descrença na irrigação no Brasil se dá pela forma como ela é praticada, pois eles têm se preocupado com as máquinas e tubulações e ignorado os protocolos, as adequações ao solo, a qualidade da água e o uso sustentável da água. 

 

Para que serve a Irrigação?

O sistema de irrigação é uma prática da indústria do agro, principalmente agricultura, que utiliza um conjunto de equipamentos e técnicas para suprir a deficiência total ou parcial de água para as culturas plantadas e criação de animais como pastagens.

 

Dentre os benefícios mais famosos da irrigação está a redução dos riscos causados pela estiagem/seca. No entanto, o real potencial deste sistema é de superar os recordes produtivos, sendo possível até triplicar a produtividade. 

Imagem de Antonio Higareda por Pixabay

Por tanto, a pergunta que não quer calar… O que falta para o produtor rural brasileiro de fato investir em sistema de irrigação?

 

Implantar um sistema de irrigação de qualidade, bem planejado é o principal segredo para ter resultados produtivos com irrigação.

Para que este sistema consiga mostrar resultados existem alguns pré-requisitos como: água boa, materiais e tubulações de qualidade, método e sistema adequados para cada cultura e propriedade. Tudo isso, levando em consideração as condições climáticas, econômicas e características do que será cultivado. 

 

Com o passar dos anos, as pesquisas científicas têm trazido à luz as boas práticas e irrigação, determinando e mensurando os resultados produtivos com irrigação e por isso a Agroindústria Brasileira tem batido seus recordes.

 

Resultados possíveis com o auxílio de um bom sistema de irrigação:

 

  • Aumento de 2 a 3 vezes da produção agrícola em relação ao plantio de quem depende apenas do período chuvoso. 

 

  • Manutenção da produtividade em todas as épocas do ano, reduzindo as perdas com a seca e garantindo a oferta de alimentos ao consumidor.

 

  • Na criação animal, pode reduzir os custos de alimentação suplementar, pois com os pastos bem irrigados conseguem ter capim o ano todo.

 

  • Melhor qualidade do solo, quanto mais úmido fica mais fácil é adubar e corrigir o solo.

 

  • Na criação animal também é possível aumentar o ganho de peso e reduzir o emagrecimento dos animais na época de seca. 

 

Projetar um sistema de irrigação de alta eficiência é essencial para competir no mercado do agronegócio e ter lucratividade. Pois, além de conseguir entregar mais quantidade e qualidade na mesa do consumidor, ainda torna possível fazer uma utilização eficiente da água, de maneira sustentável.

 

Para ter resultados com a irrigação é preciso:

 

Consultar profissionais da área técnica: tais como Agrônomos, Zootecnistas, Engenheiros Ambientais 

 

Métodos de manejo da água de irrigação: selecionar e instalar o sistema de irrigação mais apropriado para as condições locais de solo, clima e condições socioeconômicas.

 

Cuidar com a aplicação de água na agricultura irrigada: ficar de olho nos principais indicadores de manejo como planta, solo e atmosfera (evapotranspiração).

 

Acompanhamento e Gestão do sistema: cuidar, observar, obter dados dos resultados para assim poder corrigir eventuais falhas. Ou seja, definir indicadores para acompanhar e medir a eficiência. 

 

A Ferpam é uma loja parceira do agricultor e produtor rural no Tocantins, nós trabalhamos com os melhores insumos de irrigação e temos equipe preparada para auxiliar no projeto de irrigação.

Entre em contato no whatsapp (business) (63) 2111-3600, ou venha na loja na  Quadra 104 Sul, Rua SE 7, Conjunto 1, Lote 16A, s/n – Plano Diretor Sul, Palmas TO, 77020-022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat
Desejo saber mais sobre produtos de irrigação?