Curiosidades

Botinas de Trabalho: 3 dicas para escolher a sua

Nosso Blog tem como missão trazer mais do que apenas informação, na verdade nosso desejo é trazer soluções para o dia a dia dos nossos leitores. Falar de calçado para trabalhar é muito fácil para nós, pois trabalhamos há anos com uma série de produtos relacionados a este assunto. Vem com a gente e aprenda essas 3 dicas incríveis para te ajudar a escolher a botina perfeita para sua atividade de trabalho.

A primeira informação importante a te passar é: calçados ocupacionais, ou seja, que serão utilizados para trabalho, devem ser indicados por um profissional de Segurança do Trabalho. Afinal, cada calçado será estritamente indicado conforme os riscos vivenciados em cada trabalho.

Mas, se você trabalha como autônomo e busca saber as orientações mínimas para escolher um bom calçado, o mais seguro possível e mais confortável fica com a gente!

REFLITA CONOSCO!

O trabalho é o local em que passamos mais horas por dia, em média ficamos 8 horas em atividade laboral. Ou seja, precisamos começar a valorizar mais o conforto no momento da escolha e compra de nossos calçados.

A segunda reflexão importantíssima é sobre quanto tempo utilizaremos aquele calçado, meses ou anos. Analise bastante sobre a qualidade do material da botina e principalmente prazo de validade, isso ajuda a compreender o melhor o custo benefício de um calçado.

Outro ponto fundamental a refletir é que estudos indicam que cerca de 25% das reivindicações de deficiência em todo mundo estão relacionadas as lesões nos pés e dedos. Ou seja, um bom calçado pode salvar você de sérios acidentes, problemas e consequências graves que envolvem até amputação.

MAS, ENTÃO, COMO ESCOLHER UMA BOTINA DE TRABALHO?

O uso do calçado adequado ao nosso ambiente de trabalho é fundamental para evitar os mais variados tipos de acidentes como: queda de objetos, perfuração por prego, corte com cacos de vidro, escorregões, descargas elétricas, queimaduras e entre outros.

1° DICA: O primeiro passo é verificar se a marca do calçado é especializada em calçados de segurança, se os produtos são certificados e aprovados pelo IMETRO e Ministério do Trabalho. Sem isso, muito provavelmente você estará calçando uma botina qualquer que não oferece nenhum tipo de segurança.

Aqui na Ferpam, por exemplo trabalhamos com algumas das grandes marcas que são famosas pela atuação no ramo de calçados ocupacionais como: Marluvas, Bracol, Vulcaflex, Taípe.

2° DICA: Encontre o modelo adequado para sua atividade. Para isso, leia as normas e exigências relacionadas à sua atividade laboral. Estude exatamente quais são os principais riscos que envolvem a atividade ocupacional.

Peça auxílio em lojas especializadas como a FERPAM, que possuem profissionais de vendas bem treinados e até mesmo um Técnico em Segurança do trabalho pronto para te proporcionar uma pequena consultoria no momento da compra.

3° DICA: Observe as especificações do calçado: tipo de biqueira (aço ou composite), o tipo de solado e o que ele oferece (proteção contra: choques, cortes ou escorregões), Conforto (palmilhas com resistência anti-corte, tecnologia anti-transpirante, anti-odor).

A escolha de uma boa botina de trabalho não é baseada em estética e beleza do calçado, mas em segurança, conforto e qualidade. Fique atento! Não corra o risco e perder seus dedos e pés por negligência.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat