Dicas de ferramentas

Aspirador de pó, comprar ou não?

Muitos que o usam dizem: “Vassoura? Nunca mais! ”. O aspirador de pó é uma maquininha que revoluciona a vida dos donos e donas de casa. Por isso, a FERPAM vai reunir algumas informações para você saber se é bom ou não ter um na sua casa. Siga a leitura!

Acompanhe abaixo uma breve comparação entre os pontos fortes e fracos deste eletrodoméstico que, desde 1926, caiu no gosto dos moradores do hemisfério norte, pois na maioria das vezes, a limpeza se faz à seco .

Hoje em dia, este eletrodoméstico tem grande aceitação em todo o mundo, e conquistou os países do hemisfério sul. Porém, muitos ainda têm dúvidas e outros tem medo de não saber ao certo como escolher seu aparelho de aspirar pó.

Vantagens do aspirador de pó:

1) Limpa mais rápido e com mais precisão

2) Leva mais tempo para a sujeira voltar, pois não espalha poeira para cima dos móveis.

3) Ideal para pessoas alérgicas à poeira, pois reduz o risco de inalação de pó.

4) Excelente aplicação na limpeza de cortinas, tapetes, sofás, cabelos ou pelos.

5) Alguns modelos oferecem uma boa ergonomia para trabalhar sem esforço.

6) A limpeza a seco ajuda na redução de gasto de água.

Desvantagens do aspirador de pó:

1) São barulhentos

2) Alguns modelos são caros

3) Alguns modelos não são ergonômicos e fazem doer as costas

4) Nem todos os modelos vem com acessórios extras

5) Alguns modelos podem ser difíceis de guardar e manusear

6) Não atende a mesma limpeza que com água, pois não tira machas que grudam no chão.

Conheça e escolha certo o aspirador de pó ideal:

Só de pó ou de pó e água:

a maioria dos modelos disponíveis no mercado são exclusivamente aspiradores de pó. Mas, há modelos incríveis que são capazes de aspirar água, ou seja, aspiradores de pó e de água podem ser bem mais funcionais em ambientes com umidade, como a cozinhas e a lavanderias.

Portátil ou Não:

O mercado dos aspiradores é muito variado e os modelos variam desde os pequenos e leves, até aqueles grandões e pesados. No entanto, cada um corresponde a um tipo de utilização: os portáteis são ideais para apartamentos, pois ocupam menos espaço. Já os grandes podem ser utilizados em grandes residências ou estabelecimentos, que abrangem uma área maior de trabalho.

Com fio ou sem fio:

Os aspiradores de pó, por si só já são eletrodomésticos práticos, no entanto a modalidade sem fio vem ganhando o gosto popular. Pois, com ele não é preciso ficar mudando de tomada a cada cômodo da casa que você precisa limpar.

Com acessórios extras ou sem:

Escovas e bicos ajudam os aspiradores de pó a se tornarem mais versáteis. Tais itens, costumam fazer a diferença na limpeza dos cantos, tetos e até tapetes. Uma dica é verificar antes se você acha que vai precisar destes acessórios ou não.

Mais potente ou Menos potente:

Quanto maior a potência, significa que maior será a capacidade de sucção do aparelho. Logo, pense bem em qual tipo de sujeira sua casa/estabelecimento costuma ter. Desta forma, fica mais claro, identificar quanta potência você vai precisar.

Com ou Sem filtro:

Aspiradores de pó com filtro são ideias para evitar que partículas invadam o motor e oferecem maior vida útil ao aparelho, pois evita que resíduos se acumulem.

Com saco coletor ou com cesto coletor:

Determinados aparelhos, por serem mais simples, costuma vir com um saco coleto de pó, já outros modelos vêm com recipientes de plástico para armazena a sujeira. Considerar este ponto parece irrelevante, porém limpar um recipiente plástico é bem mais prático.

Bocal com rodinhas ou sem:

os aspiradores de pó, com rodinha no bocal trazem maior conforto, quanto se executa o movimento de vai e vem, para limpar embaixo das camas. No entanto, isso não é uma exigência extrema. Pois, os aspiradores que não tem rodinha no bocal também são capazes de executar os mesmos serviços.

Bocal com ou sem cerdas:

As cerdas são pelinhos, que ajudam a puxar mais da sujeira.

Com cabo horizontal, vertical ou de mão:

Os de mão, são ideais para carro, mesas de trabalho, limpeza de rápida sempre à mão.

Já os aspiradores de pó horizontais são aqueles que tem o cabo flexível e por ele ficar no chão, tem-se que arrastá-lo para onde for realizar a limpeza.

Já os modelos verticais, são conhecidas até como vassoura elétrica, são práticas ao ocuparem a função da vassoura, porém não são tão eficazes na limpeza debaixo dos moveis, pois, seu cano costuma ser mais largo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat