Curiosidades

Calçado ocupacional ou de segurança?

Usar o calçado ideal para trabalhar em grandes empresas é mais fácil! Afinal, existem os técnicos em Segurança do trabalho que estão por dentro de todas as normas e sabem exatamente o que o colaborador precisa.

Usar o calçado ideal para trabalhar em grandes empresas é mais fácil! Afinal, existem os técnicos em Segurança do trabalho que estão por dentro de todas as normas e sabem exatamente o que o colaborador precisa.

No entanto, se você trabalha como prestador de serviço independente, não precisa usar isso como desculpa para ficar sem proteção nos pés ao trabalhar. Hoje vamos apresentar a diferença entre calçados de segurança e ocupacional e buscaremos esclarecer qual seria o melhor tipo de calçado para você usar.

Você sabe o que é calçado ocupacional?

É um calçado que tem características favoráveis a serem usados em ambiente de trabalho, porém não tem propriedades normatizadas e testadas de segurança. Ou seja, os calçados que podem ser usados em ambiente de laboro sem risco à segurança do trabalhador.

Normalmente, estes calçados possuem propriedades vantajosas que beneficiam o trabalhador como palmilhas confortáveis, solados antiderrapantes, tecnologia de amortecimento com absorção de impactos e etc. São calçados indicados para escritório, recepção, agroindústria de baixo risco, lazer, práticas no campo com atividades que não ofereçam riscos e etc.

Você sabe o que é calçado de segurança?

O calçado de segurança tem por obrigação fornecer proteção ao colaborador. Ou seja, o calçado de segurança é um item devidamente normatizados, possuidor de C.A (após os devidos testes de resistência da fábrica). Afinal, tais calçados de segurança devem proteger o trabalhador contra impactos, cortes e perfurações. Além do mais, ainda há modelo de tem por objetivo proteger contra choque elétrico.

Após compreendermos o que é um calçado se segurança de fato. Devemos compreender a importância de trabalhar com segurança. Evite esmagamento do seu pé, perca de dedos e até perfurações profundas. A prevenção de acidentes deve ser diária e para garantir a proteção dos pés use calçados de segurança, botas, botinas, coturnos e o que mais for necessário.

Entenda tudo sobre Biqueiras

As normas de segurança são claras, as biqueiras devem proteger o pé do trabalhador contra impactos, cortes e compressões de objetos. A biqueira é o item que mais se destaca nos calçados de segurança. As mais famosas são as biqueiras de aço, porém elas são proibidas para atividades que envolvam eletricidade, pois o metal é um potente material condutor de eletricidade.

Mas, atualmente existem biqueiras de fibra de carbono, com materiais diversos que oferecem a proteção do trabalhador, mesmo não sendo a de aço. Compreenda abaixo a diferença entre biqueira de aço e de composite. Além disso, compreenda também a função da biqueira de polipropileno ou PVC.

A biqueira de composite

A Biqueira de Composite é composta de fibra de carbono, fibras de vidro e poliéster especial. Isso faz dela uma biqueira de proteção sem a presença de componentes metálicos.

Apesar de ser um material recente, sua composição e muito resistente e as fábricas de calçados de segurança garantem que esta biqueira passa por todos os testes de qualidade, suportando impactos de 200J e compressão de até 1500Kg (N).

Esta nova biqueira tem alguns benefícios como: redução do “efeito guilhotina”, pois o composite se estilhaça antes de danificar o pé do profissional, outra diferença é que é um material 51% mais leve que a de aço e por fim, o diferencial mais chamativo que é não possuir composição metálica, portanto, não detectável por detectores de metal e nem conduz eletricidade. Desta forma, A biqueira de composite é a ideal para atividades que envolvem eletricidade.

A biqueira de aço

A biqueira mais tradicional, conhecida pelos profissionais que trabalham com transporte, carga e descarga de material. O Aço é um material metálico que oferece a proteção necessária para o pé do usuário do calçado de segurança. Ou seja, é a biqueira Ideal para quem trabalha sob o forte risco de queda de objetos sobre seus pés.

Atenção!! A biqueira de polipropileno, PVC ou Plástico não são de segurança.

As biqueiras em material polipropileno (PVC) também oferecem resistência e evitam muitos acidentes, porém calçados com este tipo de biqueira são considerados ocupacionais, ou seja, indicados para o proteção leve, normalmente usados serviços de baixo risco como: prestadores de serviços, área de produção, serviços em gerais.

As áreas de trabalho que mais precisam de proteção para os pés são a construção civil, indústrias químicas, petroquímicas, metalúrgicas, agrícolas, transportadoras, mineração, entre outros. Se você pertence a algum destes ramos de trabalho, corra já para a Ferpam e adquira o seu calçado ocupacional ou de segurança.

As normas de segurança estão aí para nos ajudar, seja você de qual área for preserve seu bem-estar. Consulte um profissional de segurança do trabalho para escolher o calçado que melhor se adapte à sua função!

Se você gostou do nosso texto de hoje, compartilhe isso para nos ajudar a continuar criando conteúdos novos para lhe manter informado sobre o mundo das ferramentas, máquinas, segurança, tendências, decoração e mais. Muito obrigado por ler o Blog da Ferpam!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat