Dicas de ferramentasNotícias Ferpam

Como utilizar corretamente a betoneira

As betoneiras são uma das principais ferramentas usadas no mundo da construção, seja civil ou industrial, e é por isso que a Ferpam trouxe dicas para você não errar

Com a principal função de misturador, as betoneiras facilitam a vida de quem trabalha no dia a dia com construções, seja de grandes indústrias ou na engenharia civil, ou seja, um item básico para toda obra, com o cargo principal de misturar, já que é dentro dela que se coloca água, areia, cimento e outras agregadores para se formar o concreto. 

Sua betoneira deve ser acompanhada dos seguintes itens para sua completa funcionalidade: tambor, pás de mistura, casinha do motor, braço reforçado, pedal da trava, volante (para inclinação e direcionamento que precisar na sua betoneira), chassi reforçado, setor basculante, pinhão do volante, cremalheira e pinhão e rodas para facilitar sua locomoção. 

Além desses itens que fazem parte da sua betoneira, você também deve ficar atento na hora da compra para escolher o modelo correto que irá funcionar para o seu trabalho. Isso mesmo, betoneiras tem diferentes modelos e são eles: 

  1. Betoneira automática: Esse modelo já possui uma tecnologia mais avançada com esteiras rolantes de locomoção, o que não exige muito trabalho na hora de movê-la;
  2. Betoneira fixa: Não possui rodas, ou seja, fica fixa no espaço determinado; 
  3. Betoneira semi fixa: Já esse modelo é similar a Betoneiras fixas, mas com rodas, o que permite o deslocamento;
  4. Betoneira móvel: Esse é um modelo mais avançado, que permite a locomoção sem interromper o processo giratório da sua betoneira, já que é acoplada a um caminhão. 

Uma das principais vantagens em se utilizar as betoneiras é a otimização do seu tempo na obra, já que um serviço manual e pesado como esse levaria um tempo muito maior sem o apoio da sua betoneira, por isso é importante escolher o modelo ideal que irá facilitar o seu dia a dia. 

É sempre importante lembrar que para a utilização de betoneiras também é necessário usar os Equipamentos de Proteção Individual: capacete, protetor auricular, óculos, e até mesmo máscaras e roupas e sapatos adequados para o serviço que irá desempenhar. 

Para evitar acidentes durante o uso da betoneira, você deve ficar ligado em algumas instruções, além de seguir corretamente as direções informadas pelo fabricante. Aterrar seu equipamento e verificar o estado de sua fiação é uma das primeiras instruções, já que a maioria dos acidentes acontecem por causa de descargas elétricas, por isso atenção! Também lembre-se de manter seu equipamento em ordem, com manutenção e limpeza de todas as peças em dia, para não correr o risco de perder um dia de trabalho.

 

 Essas são algumas dicas que a Ferpam preparou para você, fique atento em nosso blog e nosso site para acompanhar muito mais, e garanta já a sua betoneira e mais ferramentas para a sua obra em nossas lojas pelos melhores preços! 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat