Sem categoria

​O que é calçado ocupacional e para que serve?

Você conhece o conceito de calçado ocupacional? Hoje nós preparamos uma dica especial para você sobre o que são estes calçados e suas funções de segurança. Fique por dentro!

Utilizar equipamento de segurança é muito importante, pois eles podem salvar a vida do trabalhador. Normalmente, quando os funcionários se recusam a utilizar os EPI’s, e acabam sofrendo graves acidentes.

Você sabia? “Certa vez, um homem morreu ao escorregar e cair de uma altura de 4 metros, enquanto tentava sanar uma pane no maquinário do frigorífico onde trabalhava. Parece bobeira, mas uma queda, não importa a altura, pode ser fatal. ”

A lei já obriga as empresas a fornecer o EPI ao colaborador, e por isso quem costuma se preocupar são os patrões. Afinal, a responsabilidade sobre o acidente de trabalho pode recair sobre a empresa.

O conceito de sapato/calçado ocupacional é bem simples. São calçados projetados para fornecer conforto e segurança durante a realização de uma ocupação (coisas relativas ao exercício de uma ocupação ou atividade).

A aplicação do conceito de ocupacional vem da área da segurança e saúde no trabalho, logo os calçados ocupacionais são produtos desenvolvidos para sanar necessidades de segurança, conforme cada atividade de trabalho.

OS SAPATOS OCUPACIONAIS TÊM DIVERSAS APLICABILIDADES, VEJA ALGUMAS:

1. Há ambientes que precisam garantir segurança contra quedas e escorregões. Logo, os calçados antiderrapante devem ser obrigatórios, já que impedem o colaborador de escorregar em pisos muito oleoso ou com muito sabão. Ex: Cozinhas de restaurantes, os calçados devem ser anti-derrapantes.

2. Há empresas que trabalham para garantir a segurança do colaborador e a higiene de seu ambiente, buscando assim manter tais lugares estéreis (livres de contaminantes). Um exemplo é a indústria alimentícia, que precisa evitar contaminação do seu produto final. Grandes exemplos de uso são em: área de abate, de câmaras frias, restaurantes e cozinhas industriais, laticínios, hospitais, UTI’s e etc.

3. Há também aquelas atividades que envolvem, por exemplo aplicação de veneno, ou trabalho em laboratórios. Nestes lugares, o foco é garantir que os calçados desempenhem a função de proteger os pés do colaborador de químicos e ou contato com partículas contaminantes (veneno, vírus ou bactéria).

4. Ainda não acabou! Há calçados ocupacionais que se tratam de proteção contra impactos. Eles serão usados por colaboradores que realizam entregas, cuidam de estoques e carregam produtos pesados.

DICA IMPORTANTE NA HORA DE COMPRAR SAPATOS OCUPACIONAIS!

A compra de Calçados de Segurança deve ser feita com responsabilidade, avalie sempre se o CA do produto está dentro do prazo de validade, que é de 5 anos. Lembre-se que o mais importante não é só a beleza do calçado, mas sim a sua qualidade e tecnologia de proteção aos profissionais.

Afinal, a responsabilidade de fornecer o EPI ao funcionário é da empresa, que precisa se certificar sempre de adquirir produtos que tenham CA válido.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat