Dicas de ferramentas

Cuide das suas aliadas: dicas de manutenção para ferramentas elétricas

Confira algumas dicas que a Ferpam preparou para você cuidar das suas grandes aliadas, as ferramentas elétricas.

Ferramentas elétricas são investimentos valiosos para qualquer entusiasta de projetos individuais ou profissionais da construção, e disso a Ferpam entende muito bem. Elas tornam o trabalho mais eficiente e facilitam tarefas que, de outra forma, seriam árduas. No entanto, para garantir que suas ferramentas elétricas continuem funcionando em perfeitas condições e tenham uma vida útil longa, a manutenção adequada é essencial.

Por isso, a Ferpam resolveu compartilhar dicas valiosas para ajudar você a cuidar das suas ferramentas elétricas como um profissional, veja mais abaixo: 

  1. Limpeza Regular

A sujeira e a poeira são inimigos das ferramentas elétricas. A cada uso, limpe suas ferramentas com um pano limpo e seco para remover detritos. Use um pincel pequeno para alcançar áreas de difícil acesso. Evite o uso de água, a menos que as instruções do fabricante o permitam, para evitar danos elétricos.

  1. Lubrificação Adequada

Algumas ferramentas elétricas, como furadeiras de impacto e serras circulares, requerem lubrificação regular para manter as engrenagens e rolamentos funcionando sem problemas. Consulte o manual do fabricante para determinar os pontos de lubrificação e o tipo de óleo ou graxa recomendado.

  1. Verificação das Escovas de Carvão

As escovas de carvão são componentes críticos em muitas ferramentas elétricas. Elas desgastam com o tempo e precisam ser substituídas periodicamente. Verifique regularmente o estado das escovas e substitua-as se estiverem gastas, o que pode ser identificado pela diminuição do desempenho da ferramenta.

  1. Armazenamento Adequado

Quando não estiver em uso, armazene suas ferramentas elétricas em um local seco e seguro. Use estojos ou caixas de transporte apropriadas para evitar danos e proteger contra a poeira.

  1. Manutenção Preventiva

Agende manutenções preventivas regulares, se possível, com um técnico especializado. Eles podem identificar problemas potenciais antes que se tornem sérios e garantir que sua ferramenta esteja em perfeitas condições. A Ferpam tem Assistência Técnica autorizada de diversas marcas, como Bosch, Stihl, Toyama, por isso cuide das suas máquinas com quem entende.

  1. Segurança em Primeiro Lugar

Certifique-se de que todas as medidas de segurança recomendadas pelo fabricante sejam seguidas durante o uso das ferramentas elétricas. Isso não apenas protege sua segurança, mas também a integridade das ferramentas, além da importância de sempre manusear as suas ferramentas com equipamentos de proteção individual

  1. Armazenamento da Bateria

Se você possui ferramentas elétricas alimentadas por bateria, lembre-se de armazenar as baterias em locais secos e com temperatura controlada. Carregue-as completamente antes de armazenar e evite deixá-las descarregadas por longos períodos.

Manter suas ferramentas elétricas em bom estado não apenas economiza dinheiro a longo prazo, mas também garante que elas estejam sempre prontas para qualquer tarefa. Investir tempo na manutenção adequada é uma estratégia inteligente para prolongar a vida útil e o desempenho das suas ferramentas elétricas, tornando-as verdadeiras aliadas em todos os seus projetos, e você pode contar com a Ferpam, para encontrar as melhores soluções em um só lugar. Afinal, ferramentas bem cuidadas trabalham melhor e duram mais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat