Curiosidades

​Dia do Inventor: a invenção da furadeira

No dia 04 de novembro se comemora o dia do inventor, e não poderíamos deixar de trazer uma curiosidade relacionada a este dia para vocês. Por isso, hoje trazemos um pouco sobre uma invenção muito legal que é a furadeira elétrica portátil. Quer desvendar esta curiosidade? Então vem com a gente!

É incrível perceber o quanto os inventores fazem parte do no nosso dia a dia, se refletimos bem até mesmo nossa simples colher de sopa é uma invenção muito útil e tecnológica. Por tanto, é bom relembrar o quanto inventar é importante.

Nós da FERPAM somos uma empresa que trabalha com tecnologia todos os dias, não consideramos que vendemos apenas ferramentas. Nós possibilitamos o acesso às melhores ferramentas tecnológicas da atualidade.

Arco de pua é uma antiga ferramenta manual, utilizada para fazer furos em madeira. É a antecessora das atuais furadeiras elétricas. Consiste numa armação de madeira ou aço de formato característico, com local apropriado para prender a broca (ou pua, do latim puga, haste com ponta aguçada).

A primeira invenção mais tecnológica no sentido da criação de uma furadeira foi o Arco de pua, uma ferramenta antiga, mas utilizável até os dias de hoje. Sua utilização é plenamente manual, onde a força do braço humano girando uma espécie de catraca facilitaria o giro da broca durante os furos. Atualmente ela foi quase totalmente substituída pela tecnológica furadeira elétrica, mas ainda existe, principalmente na zona rural.

Oficialmente a história mostra que a engenharia elétrica foi uma incrível transformadora no ramo industrial. Trazendo inovações elétricas às ferramentas antes exclusivamente manuais. E hoje não sabemos mais viver sem a tecnologia da furadeira manual, da furadeira a bateria, da furadeira de bancada e etc.

OS INVENTORES ENVOLVIDOS NA INVENÇÃO E EVOLUÇÃO DA FURADEIRA

O primeiro Inventor da furadeira que se tem registro no mundo é o Engenheiro Elétrico, Arthur James Arnot, que em 20 de agosto de 1889, registrou a criação da primeira uma furadeira movida a eletricidade.

Somente 6 anos depois, em 1894, Wilhelm Emil Fein e Carl Fein, irmãos, registraram pela primeira vez furadeira elétrica manual, em Stuttgart, na Alemanha. No entanto, a furadeira dos Fein não se parece em nada com a que tempos hoje em dia.

Aliás, o principio das furadeiras de hoje só foi desenvolvido 23 anos depois, no ano de 1917, na em Baltimore, nos Estados Unidos, Assim, Samuel Duncan Black e Alonzo G. Decker criaram a primeira versão mais parecida com as furadeiras de hoje, por ter um mandril de ¼” e um estilo de pistola com gatilho para apertar.

Desde então, empresas de tecnologia vem desenvolvendo esta ferramenta de formas variadas. Logo, surgiram diversas marcas de furadeiras elétricas, cada vez mais leves, mais portáteis, mais cômodas, mais fortes e potentes. A Bosch, por exemplo também está dentre as primeiras fabricantes de furadeiras do mundo, iniciando seus primeiros protótipos na década de 20.

Todas estas invenções maravilhosas só foram possíveis porque antes de tudo, no ano de 1775 James Watt inventou a máquina a vapor, a primeira vez em que houve uma subs­tituição da força animal e humana para o trabalho e produção.

E antes dele, muitos e muitos inventores incríveis e inteligentes!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat