Curiosidades

Dia Nacional da Pecuária 2019

Uma das maiores riquezas do Brasil é a Pecuária. O nosso País está em 1º lugar no ranking dos maiores rebanhos e produtores de carne do mundo em 2018. Logo, podemos entender que esta é uma das principais atividades de trabalho do país.

Dados da pesquisa BeefREPORT Perfil da Pecuária no Brasil afirmam que o PIB da pecuária de corte somou R$ 597,22 bilhões de reais aos cofres brasileiros em 2018, totalizando um aumento de 8,3% em relação ao ano de 2017, isto só levando em consideração o rebanho bovino.

Só o rebanho Bovino do Estado do Tocantins, por exemplo, em 2018 ficou em 11º lugar no ranking nacional em quantidade estimada de cabeças de gado, cerca de 8.746.990, o que representa 4,07% do rebanho total Brasileiro.

O mais interessante é que o rebanho do Tocantins teve um crescimento de 18,28% nos últimos 10 anos. Este dado mostra o quanto esta atividade tem se tornado mais forte no estado a cada ano que passa.

Os números revelam que esta indústria é forte e poderosa para somar à economia de nosso país. E no dia Nacional da Pecuária a Ferpam decidiu homenagear esta força trazendo 3 dicas fundamentais para o pequeno produtor.

1- Busque conhecimento, faça capacitações: entre em contato com a agência de produção pecuária da sua cidade e se atualize sempre. As vezes um problema pode ter uma solução tão simples e só a falta de informação pode levar a grandes prejuízos.

2- Cuide dos recursos naturais da Água e Pasto: A pequena produção pecuária depende destas duas grandezas naturais.

O produtor deve saber administrar bem seus recursos hídricos e por isso deve contar com o melhor da tecnologia para que seus animais tenham o que precisam para crescer fortes e saudáveis.

Sem uma terra boa e preparada não haverá o capim necessário para que os animais tenham a alimentação adequada. Use a tecnologia a seu favor para que sua produção seja um grande sucesso.

3- Tenha um plano de atuação bem determinado: existem muitas formas de trabalhar com a pecuária. Só de ramos básicos existem dois: produção leiteira ou produção para corte.

O produtor que tem uma atuação bem determinada tem mais chances de organizar sua produção como um negócio. Desta forma, o foco tornará os investimentos mais assertivos, e assim será possível prosperar.

Tenha em mente que as vendas do seu produto final são muito importantes para lhe dar o resultado financeiro almejado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat