Dicas de ferramentasSem categoria
Tendência

Atenção mecânico: Trabalhar sem segurança não é opção!

Para ser um bom mecânico é preciso muito mais do que ser apaixonado por carros, a profissão de mecânico tem vários segmentos e o objetivo comum é a manutenção corretiva e preventiva em máquinas e veículos, mas tem algo que não pode faltar nesta profissão: a segurança.

Os mecânicos são profissionais apaixonados pelo funcionamento das coisas, desde os veículos automotores como carros, motos e caminhões até máquinas industriais e implementos agrícolas (motocultivadores, tratores e etc).

Você sabia que a Norma Regulamentadora n.º 6 do Ministério do Trabalho falar do fornecimento e uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)? Esta norma ressalta a importância da proteção. Logo, todo profissional da Mecânica precisa se atentar ao uso dos equipamentos, os quais veremos abaixo.

Um mecânico responsável deve conhecer e respeitar a possibilidade de acidente de trabalho, sem diminuir ou ignorar os riscos. São vários os tipos de riscos laborais, sendo estes: físicos, mecânicos, ergonômicos, biológicos e químicos.

Estes podem afetar não só o hoje, mas também o futuro, trazendo graves consequências desde um câncer de pele, uma hérnia de disco, problemas auditivos,  amputações, cegueira total ou parcial. Afinal, os acidentes de trabalho podem desencadear até uma aposentadoria por invalidez.

O Mecânico precisa conhecer e prevenir-se dos acidentes de trabalho:

 

Só quem conhece o dia a dia do mecânico de verdade sabe a quantidade de perigos contidos nas rotinas desta profissão. Os mecânicos, normalmente, machucam muito as mãos, os pés, os olhos, a pele e dependendo do tipo de serviço podem sofrer muito com dores de coluna (cervicalgia e lombalgia).

A quantidade de acidentes que podem acontecer em uma oficina mecânica formam uma lista enorme, confira:

  • Queimadura;
  • Cortes leves e profundos;
  • Pancadas e Quedas;
  • Esmagamento;
  • Perfurações leves e graves;
  • Estilhaços na pele e até nos olhos;
  • Choques elétricos;
  • Queimadura por contato em superfície aquecida ou por produtos químicos;
  • Explosões diversas, de fluidos quentes ou de ar comprimido (Pneus);
  • Agarramento e aprisionamento.
  • Ruídos;
  • Radiação e etc.

Ou seja, profissionais da mecânica correm perigos diversos e precisam se atentar ao uso correto e contínuo de EPI ‘s.  Muitas vezes, as oficinas não fornecem os materiais de proteção como a lei ordena. Outras vezes, são os próprios mecânicos que não gostam de utilizá-los. Mas,  trabalhar com segurança é obrigatório, pois a prevenção de acidentes é a melhor opção.

 

Confira quais são os equipamentos de segurança essenciais para esta profissão?

Nesse sentido, também existem os EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) a exemplo: sinalização explícita feita por cones, faixas de segurança, anteparos físicos e o que mais for indicado a cada local de trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat