Curiosidades

Doar sangue é um ato nobre. Seja um doador!

A Ferpam está passando para lembrar a todos que ser um doador de sangue é muito importante, pois uma única bolsa de sangue pode salvar até 3 vidas. Parabenizamos também todos que já são doadores de Sangue, pois hoje é o seu dia, feliz 14 de junho.

Hoje é dia do doador e esta data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14/06/1868), um imunologista Austríaco que descobriu o fator RH e suas variáveis diferenças entre os tipos sanguíneos.

Um doador é alguém especial que disponibiliza parte de sua vida (seu sangue), para quem mais precisa. O sangue doado por ter diversas finalidades sendo por motivo de cirurgia ou tratamento de doenças do sangue. Por isso, hoje também é dia de encorajamento à doação de sangue.

A Ferpam é uma empresa que apoia a doação de sangue! Segundo o Diretor do Grupo Ferpam, Ivan Ricardo: “ A Ferpam incentiva internamente todos os colaboradores a ajudarem a salvar vidas. Entre nós temos vários colaboradores que são doadores regulares. Isso é uma grande vitória para a empresa! ”.

Uma curiosidade importante sobre ser um doador de sangue regular é que se algum dia, por acaso, você necessitar de sangue seu nome terá preferência na lista de espera. Seja um doador pois, além de praticar um ato de nobreza, você também estará sendo beneficiado, caso precise.

Requisitos para ser doador de sangue

-Estar bem alimentado, porém não ter consumido alimento gordurosos

-Ter mais de 50kg

-Estar em boa saúde, e fora do risco de doenças transmissíveis

-Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores devem ter autorização por escrito dos pais e os pais devem estar presente na primeira doação.

O ideal para descobrir se você pode ou não ser um doador é realizar uma visita ao Hemocentro mais próximo de sua casa. Pois, lá um profissional habilitado irá lhe fazer uma entrevista e uma pré-avaliação específica com foco em determinar se você está apto a doar sangue. Lá terá uma balança para checar seu peso, será feiro a aferição da sua pressão e também um teste rápido de glicemia (Atenção! não é para estar em jejum)

Quer saber mais sobre o que acontece quando o sangue é colhido? Continue lendo.

O que fazem com o sangue que foi doado?

Esta é uma curiosidade geral! Por isso, decidimos esclarecer este ponto para que você saiba mais sobre o que o Hemocentro faz com o sangue coletado.

1° Passo após a coleta do sangue é o processamento do mesmo, pois há várias formas de se utilizar o sangue e muitas vezes o “Sangue total” não é a única forma de utilizar o sangue. Também é possível utilizar somente as hemácias, as plaqueta, ou também só plasma.

2° Na verdade, quase que no mesmo momento em que o sangue é processado ele também passa por uma análise laboratorial, ou seja, o seu sangue será cuidadosamente avaliado pelos equipamentos. Nesta fase, o principal objetivo é garantir que o sangue é saudável.

Desta forma, ele vai passar por exames sorológicos para diversas doenças como a Sífilis, Hepatite B e C, Doença de Chagas, HIV I, HTLV I e II, além de teste imunohematológicos que classificam o tipo sanguíneo.

3° Tais exames levam um tempo para terem resultados. Logo, o sangue é encaminhado ao pré-estoque. O que significa que ele vai ser preparado par ficar guardado ou, em caso de os exames acusarem alguma patologia, será descartado.

4º Só então, após confirmação de que o sangue é saudável é que as bolsas são encaminhadas para o estoque real. Infelizmente o sangue tem prazo de validade sim! Então, é muito importante a armazenagem correta das bolsas.

5° Por fim, o sangue chega a distribuição. A partir daqui o sangue já começa a salvar vidas. Através das transfusões de sangue milhares de vidas são salvas diariamente.

Este é um ciclo muito importante que salva vidas, infelizmente nem todas as bolsas de sangue coletada são utilizadas, e muitas vezes os estoques do Hemocentro ficam baixos.

Em temporadas de festas, praias, férias escolares é muito importante intensificar as doações, pois são períodos em que os acidentes aumentam. Por isso, seja um doador regular e incentive amigos a se tornarem também.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat