Faça você mesmo

Jardim vertical com cano PVC

Hoje nós tivemos inspiração artesanal para fazer o nosso post no blog. Parte desta inspiração veio do site da Dremel Brasil, que usa uma linguagem fácil e simples de nos ensinar como utilizar suas ferramentas com eficiência.

Já pensou em ter um minijardim vertical na sua sala, área de serviço, escritório e até no seu quarto? Segue a gente que vamos dar o passo a passo de como fazer um jardim vertical com cano P.V.C.

Você vai precisar de:

 1 barra de cano P.V.C de 90cm de comprimento e 150mm de diâmetro.

 6 ralos de banheiro em medida de 15cm de diâmetros. (use o inox pra parecer mais elegante) ou o branquinho de plástico pintado de spray na cor metal prateado.

 1 pistola de cola quente com a cola

 1 Spray de tinta – na sua cor favorita (sugerimos Preto).

 1 lixa de mão fina de 120grãos, de preferência.

 1 Estilete forte, um arco de serra e uma furadeira ou, apenas uma das micro retíficas da Dremel

 1 pazinha para jardinagem

 1 tesoura

 90 cm de manta drenagem para vaso de planta

 180 cm de barbante da sua preferência (sugerimos preto)

 1 saco de 5 kg de terra para plantar.

 1 lápis

Modo de fazer:

Com o lápis, marque o cano de 30 em 30 cm. Após isso, serre-o até dividi-lo em 3 partes de 30cm.

Depois use o lápis para marcar um retângulo, local que deve cortar o tamanho 23cm de comprimento e 10cm de largura, para abrir a entrada das plantas. Lixe as bordas da parte cortada para ficar mais bonita e evitar que ao tirar a planta você se machuque, se cortando.

Após ter as 3 peças terem sido cortadas e abertas, faça um furo em cada lado da peça (para passar a corta/barbante), e um furinho no fundo do PVC para garantir que a água não fique empoçada no vaso apodrecendo a raiz.

Em seguida, limpe, lixe e pinte a peça com a tinta Spray da sua cor favorita. Ou deixe ao natural, caso deseje. Espere secar e aplique uma segunda mão para a cor ficar uniforme. Espere secar totalmente por 2h.

Assim que as três peças estiverem completamente secas utilize os ralos de banheiro para fechar as laterais. Utilize a cola quente para fixar os mesmos.

A ideia dos ralos é boa, pois eles são abertos e permitem a passagem de ar, luz e serviria também no controle da umidade do solo, se não for como deve pode fazer com que a raiz apodreça. A drenagem é sempre um ponto muito importante.

Agora chega a melhor parte, que é colocar a manta drenagem para vaso de planta, para assim poder colocar a planta pequenas (sugerimos suculentas).

Agora basta colocar a muda da planta, no centro do vaso e adicionar a terra. Escolha uma terra já preparada com adubo, para ter nutrientes para sua planta. Não coloque terra até a borda do vaso para evitar que ao regar você derrame água e suje o vaso e sua casa.

Agora, passe a corda/barbante e escolha o melhor lugar para você pendurar.

Uma outra dica é utilizar como o vídeo da Dremel e fazer sua Horta vertical, plantando cebolinha, coentro, salsa e o que você desejar. Confira como o vídeo é super explicativo e torna este passo a passo muito fácil e rápido utilizando a micro retífica Dremel e seus acessórios.

Veja nossa inspiração que veio do canal da Dremel Brasil com uma linda horta em cano PVC.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat