Sem categoria

7 ferramentas para iniciar na marcenaria!

Criar e produzir está na alma do marceneiro, logo ter uma oficina de marcenaria é o sonho destes profissionais. Afinal, para dar assas a imaginação é preciso ter seu cantinho definido e suas ferramentas organizadas.

Pensando nisso, o Blog da Ferpam decidiu trazer 7 dicas de ferramentas para iniciar na marcenaria. Escolhemos ferramentas elétricas por que delas nós entendemos bem. Além disso, definimos outras ferramentas, dessa vez manuais, que em nossa opinião são básicas para começar no segmento da marcenaria.

Todo mundo sabe que a marcenaria é o trabalho de criar moveis, casas e utensílios com madeira. A curiosidade é que Marcenaria é umas profissões mais antigas do mundo, porém é tão útil que não sai da moda.

Nem mesmo as grandes indústrias de móveis conseguem desbancar um trabalho artesanal e bem feito por marcenarias pequenas e até por profissionais hobbystas. Com o tempo, ser marceneiro ficou mais fácil, pois a era dos antigos serrotes já passou.

Com as ferramentas elétricas de mão tudo ficou mais fácil. Agora você trabalha com menos esforço e produz com alta qualidade. Sabemos que existem diversos tipos de madeiras e essas ferramentas abrangem o manuseio com quase todos estes materiais, desde as madeiras mais rusticas até as industrializadas como: laminados, fórmica, MPD, compensado, MDF e etc.

Se você tem habilidades como design de moveis, desenho em perspectiva, criatividade, é criterioso com medidas e ângulos, tem boa coordenação motora e gostar muito de detalhes, parabéns! Você é um grande candidato a marceneiro. Afinal uma boa peça deve ser bem elaborada.

Como já dissemos, este tipo de trabalho exige cuidado, delicadeza no corte, no lixamento, no alinhamento das peças, na pintura e para isso existem muitas máquinas que facilitam a vida. Exatamente por isso nos sentimos na responsabilidade de te ajudar a escolher as ferramentas certas.

Hoje vamos te dizer 7 ferramentas básicas para iniciar uma marcenaria e ainda daremos 8 dicas extras referente a itens manuais que são essenciais. Anote aí e invista nas ferramentas corretas.

1-Serra Tico Tico;

2-Lixadeira;

3-Parafusadeira;

4-Furadeira;

5-Serra Circular;

6-Nível a laser e manual;

7- Grampo para marceneiro;

Dica bônus! Só para quem lê até o final.

O marceneiro atua na Construção e montagem de móveis domésticos ou comerciais. Ele também pode produzir peças decorativas e obras de arte. A produção pode ser artesanal, profissional ou em escala industrial.

A marcenaria é um ramo bastante produtivo e requisitado, pois possui vários ramos de segmentação tem móveis, rústicos, modernos, para todo tipo de ambiente desde escritórios, cozinhas, mobília infantil, uma vasta gama de possibilidades e nichos.

É importante lembrar que se você quer abrir um negócio deve procurar também ajuda de consultores para te ajudar a obter ganhos e retorno real dos teus investimentos. Afinal sua oficina precisa de boas ferramentas, mas também precisa de organização e boa administração.

8 Ferramentas bônus para iniciar na Marcenaria:

1- Réguas e Esquadros

2- Tesouras

3- Lima

4- Estilete

5- Martelo de borracha

6- Kit de brocas fresadoras

7- Trena (boa e firme)

8- Jogo de brocas pequenas e variadas

Essas foram nossas dicas, esperamos que tenham gostado deste conteúdo. Curtam e compartilhem com amigos que amam marcenaria. Deixe seu comentário, você acrescentaria algo mais nesta lista?

Comenta para a gente!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat