Clube da solda Ferpam

Como evitar acidentes ao soldar

É importante certificar-se que você está seguro no seu trabalho, como já postamos aqui no Blog anteriormente existem normas de segurança e equipamentos que visam proteger o trabalhador. Logo, é preciso ficar atento para saber como evitar acidentes ao soldar. E com esta preocupação decidimos trazer algumas dicas fundamentais para garantir sua segurança durante o processo de solda.

ATENÇÃO PARA OS 8 CUIDADOS PARA EVITAR ACIDENTES NO PROCESSO DA SOLDAGEM

  1. RISCO DE EXPLOSÃO:Peças que revestidas em chumbo, grafite, cádmio, zinco, mercúrio, berílio ou crômio podem causar fumaça tóxica. Evite operações de soldagem em tais peças, e se for o caso retire os revestimentos da área da soldagem com uma lixadeira/esmerilhadeira. Cuidado, pois soldar com a presença destes materiais oferece alto risco de incêndio.
  1. 2.QUEIMADURA POR FAGULHAS:todos os processos de soldagem e corte projeta fagulhas e faíscas. Desta forma, é preciso se manter longe de tais riscos e também manter a segurança das pessoas. Por este motivo também, é recomendado não realizar processo de solda próximo a inflamáveis como gás e gasolina. Fazendo isso você já evitará boa parte dos acidentes ao soldar.
  1. UTILIZE OS EPI: Luvas e roupas especiais para não projetar fagulhas em seu corpo ou de pessoas ao redor, cuidado com as fagulhas e metais projetados em seus olhos, utilize proteção, não inale gases liberados no processo de solda ou corte, use respirador quando necessário. Os ruídos demasiados podem danificar sua audição, utilize protetores auriculares.
  1. PREVINA-SE!Use sempre extintores de incêndio com prazo de validade vigente devem estar próximos do local. Utilize barreiras para preservar a segurança das pessoas ao redor de seu trabalho. Mantenha o local de trabalho ventilado, caso necessário utilize equipamento de ventilação. Verifique se as peças a serem trabalhadas não contem materiais tóxicos ou nocivos à saúde.
  1. NÃO SOBRECARREGUE A MAQUINA:o equipamento além da sua capacidade, poderia causar aquecimento nos cabos e incêndio.
  1. 6.PARTES QUENTES PODEM QUEIMAR:Não toque na peça de trabalho quente, nunca realize troca de consumíveis e utilitários enquanto está quente. Sempre aguarde o resfriamento.
  1. PEÇAS A SEREM SOLDADA:Não tente soldar nenhum recipiente que tenha pressão interna. Evite operações de soldagem sobre superfícies pintadas, com óleo ou graxa. Elimine qualquer químico que tenha possibilidade de pegar fogo com faísca. De forma geral, quase todas astintas são inflamáveis em função de componentes como solventes e redutores, que liberam vapores inflamáveis.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat