Dicas de ferramentas

Equipamentos de proteção individual na prevenção de acidentes

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são uma diversidade de produtos que visam preservar a saúde e segurança de pessoas durante a realização de um trabalho, diminuindo assim, o risco de acidente. Por lei eles devem ser utilizados na construção civil, assim como nas industrias e empresas, de outros segmentos, para garantir a segurança dos trabalhadores.

O fato é que, seja nas empresas ou em serviços autônomos os equipamentos de proteção devem ser usados. Não existe uma lista exata do que deve ser usado por um trabalhador, pois cada trabalho exigirá um tipo de equipamento específico. Na construção civil, por exemplo, os equipamentos básicos dependem da dimensão da obra e das orientações do Técnico ou Engenheiro em Segurança do Trabalho.

Em regra, a empresa dever fornecer um kit de proteção individual para cada trabalhador, sem custo para o mesmo. Além disso, cada empresa deverá treinar seus trabalhadores, sobre a maneira certa de usar os EPIs, pois não basta ter o equipamento, é preciso saber a maneira correta de usar.

Destacaremos aqui os EPI’s mais comuns:

1- Capacete: Protege a cabeça contra impactos, quedas de objetos, fogo e calor.

2- Protetores auditivos: Protetores auriculares usados por quem trabalha sob ruídos intensos, evita lesões no ouvido.

3- Máscaras: Protetores para a face, pois preservam o rosto e olhos. São usados para proteger o trabalhador de um contato direto com produtos químicos e soldas, por exemplo.

4- Óculos: proteção específica para os olhos, evita lesões oculares em trabalhos que exijam.

5- Botas ou botinas: visam proteger os pés do contato direto com líquido ou umidade, contra choque e queda de objetos pesados, produtos químicos e objetos cortantes.

6- Luvas: item indispensável, existe em vários tipos e modelos, recomendados para funções variadas. Cada trabalho exige uma luva diferente, mas todos visam proteger as mãos e braços de objetos perfurantes, de produtos químicos, de choque elétrico ou calor.

7- Cordas linha de vida: Pra proteção em altura, evita que trabalhadores caiam de alturas grandes, ao trabalhar por exemplo em prédios e obras de edifícios.

A ideia de apresentara esses materiais é garantir ao trabalhador condições mais seguras. Por isso, na hora de montar seu kit de proteção siga as orientações de um profissional da segurança do trabalho e faça suas compras nas lojas Ferpam, na certeza de qualidade e durabilidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat