Clube da solda Ferpam

​Qual o tamanho ideal de Esmerilhadeira

No mercado de esmerilhadeiras existem 4 tamanhos básicos: 4" 1/2, 5", 7" e 9". Mas, na hora de comprar, sempre bate uma dúvida sobre qual o tamanho da ferramenta seria o ideal para seu trabalho. Pensando nisso, criamos um post sobre este assunto. Confira!

No mercado de esmerilhadeiras existem 4 tamanhos básicos: 4″ 1/2, 5″, 7″ e 9″. Mas, na hora de comprar, sempre bate uma dúvida sobre qual o tamanho da ferramenta seria o ideal para seu trabalho. Pensando nisso, criamos um post sobre este assunto. Confira!

As Esmerilhadeira de 4 polegadas e meia: Estas pequenas esmerilhadeiras são consideradas categoria de base, pois trabalham bem, tem toda froça e vigor, porém sua produtividade em longos campeonatos não pode ser comparada com a da série “A”.

As esmerilhadeiras de 4″ 1/2 não são feitas para trabalho contínuo em oficinas, primeiro por causa do tamanho de seu disco que é pequeno, produzindo cortes de até 1,5 mm de profundidade somente. Se precisasse cortar metais mais largos ou grossos, isso tornaria o trabalho mais lento, pois exigiria que os cortes fossem feitos aos poucos.

Inclusive, outro ponto destas esmerilhadeiras pequenas são que elas têm uma potência elétrica em watts menor, variando de 750w a 900w, o que faz com que suas escovas de carvão suportem menos trabalho contínuo.

Mas, a ideia de ser pequena e com menor carga de potência não desvaloriza as esmerilhadeiras de 4”e ½, pois é exatamente seu tamanho e força que atraem os compradores.

Afinal de contas, muitos trabalhos são considerados leves, como cortar chapas finas de metalon, ou fazer cantos em barras pequenas.

É exatamente por ter um disco menor que atividades leves podem ser executadas sem cansar o braço do operador. Além disso, ser pequena permite a esmerilhadeira ser portátil e trabalhar bem nos ambientes reduzidos.

Uma excelente ferramenta para inciantes, hobbystas e semi-profissionais. Inclusive, porque a quantidade de R.P.M, 11.000 (mil) rotações por minuto, as tornam excelente desbastadora, rebarbadoras, limpadoras de peças e tudo isso com ótimo custo benefício.

As Esmerilhadeira de 5 e 7 Polegadas: Digamos que estas esmerilhadeiras são o caminho do meio, elas jogam no campeonato estatual, se dão bem no campo da oficina, no entanto, sua potência não é profissional. Ou seja, elas pertencem ao time de semi-profissionais.

Seus discos de 5” ou de 7” são considerados grandes o suficiente para a maioria dos trabalhos. Isso porque costumam ter uma profundidade de corte muito boa entre 1,5 mm e 2 mm, fazendo cortes e desbastes com perfeição. Apensar de seu peso ser mediano em torno de 4.90 kg, ela também é fácil de manusear.

Estas esmerilhadeiras de 5″ e 7″ costumam ter boa potência entre 1050w e 1600w, e por isso aguentam trabalhar bastante e fornecem melhor produtividade, pois o disco maior é mais ágil na limpeza de peças grandes. Já o número de R.P.M é um pouco menor menor 8.500 (mil).

Apesar de seu ótimo desempenho, elas não são indicadas para trabalhos em escala produtiva de alta intensidade, pois correm o risco de queimar as escovas de carvão devido ao uso contínuo em peças mais duras e maiores. Mas, em geral este tamanho de esmerilhadeira se encaixa bem em oficinas de médio porte de produção.

Esmerilhadeira de 9 Polegadas: estas são a série A do campeonato Brasileiro, consideradas as mais brutas e que aguentam maior carga de trabalho profissional.

Normalmente, tais esmerilhadeiras de nove polegadas possuem maior potência em watts, porém menor quantidade de rotação por minutos.

Em sua maioria elas variam de 2.000 a 2500w, ou seja, é exatamente esta grande potência que faze esta máquina ideal para trabalhos grandes e de exigência contínua.

Indicada para serralheiros experientes e grandes oficinas, pois seu peso chega a 5,5 kg e manuseá-las não é atividade fácil para iniciantes.

Podem ser usadas na fabricação de grandes galpões, ou em pátios industrias que trabalham em escala diária produzindo muitas peças em metal.

Dica Especial da Ferpam

Escolher a ferramenta ideal irá de ajudar a economizar tempo, trabalho e dinheiro. Isto porque usar a esmerilhadeira errada pode causar graves consequências, como ter o prejuízo de perder a máquina ou de ter que levá-la sucessivas vezes para a assistência técnica.

Dependendo da sua rotina de trabalho na oficina compensa muito ter duas esmerilhadeiras, uma maior para trabalho contínuo e uma menor para carregar no carro e prestar serviços esporádicos.

Use equipamentos de segurança sempre, para evitar acidentes com a esmerilhadeira.

Nunca use a ferramenta com discos de dimensões erradas, jamais reaproveite discos antigos.

Use a proteção da esmerilhadeira, evite acidentes graves por estouro de disco, solavancos da maquina e até escorregões.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat