Clube da solda Ferpam

​Soldador deve usar protetor solar?

Hoje vamos falar de segurança no serviço de soldagem, você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano e que ela pode ser extremamente agredida pela radiação do arco elétrico da solda? A Ferpam tem como missão oferecer soluções úteis e aplicáveis ao dia a dia. Venha ler mais!

O processo de soldagem é o ganha pão de muitas famílias, por isso é importante cuidar da saúde para conseguir manter-se produtivo e ativo por mais tempo. Principalmente, porque este processo envolve muitos riscos.

Os riscos de trabalhar como soldador são físicos, químicos e ergonômicos. Mas, o maior fator de risco é o da queimadura pela radiação do arco elétrico da solda, que pode chegar a 3 mil graus célsius. Logo, se a pele é o maior órgão do corpo humano, consequentemente ela também é o mais afetado pela radiação. A única saída é se proteger!

O protetor solar é indispensável para o soldador, pois ele protege dos raios UVA/UVB, hidrata, preveni manchas e o envelhecimento precoce. Você já conheceu algum soldador com o rosto todo envelhecido? Por isso, o melhor é se previnir!

Pois é caro leitor, imagine trabalhar diariamente sob uma radiação muito mais forte que a do sol? Por isso, um produto muito importante para soldadores é o Protetor Solar FPS 60! Quanto maior o fator de proteção, melhor.

Novamente, a FERPAM alerta! As lesões causadas pela radiação do arco elétrico de solda podem ser graves e acabar afastando o colaborador do posto de trabalho. A falta de EPI é uma violação da lei de trabalho, e o empresário é obrigado a fornecer os equipamentos, para prevenção de acidentes.

Acidentes com solda são comuns, principalmente queimadura nos olhos e na pele, além destes danos, ainda existe um alto risco da intoxicação pela fumaça que sai do eletrodo. Para minimizar tais danos à saúde do trabalhador, é preciso usar todos os equipamentos proteção e o Protetor Solar.

EPI’s para soldador:

Máscara de solda automática,

Luva de raspa,

Mangote de raspa,

Perneiras de raspa,

Avental de raspa

Protetor Solar de 1 litro ou 2 litros, ideal para empresas que tem muitos colaboradores.

Atenção!

Para evitar queimadura nos olhos e no rosto, a máscara de solda estilo capacete é a mais indicada. Principalmente se a jornada de trabalho é muito grande, pois ela protege completamente os olhos e a face.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat