Curiosidades

Vantagens e desvantagens da Energia Solar

A energia solar possui um alto potencial sustentável, pois é uma fonte de energia limpa e abundante no nosso país, principalmente no norte e nordeste. E tem suas vantagens!

Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia solar), em entrevista à agência Reuters, o Brasil deve obter um aumento de cerca de 44% da sua capacidade de gerar energia fotovoltaica.

Nos últimos anos, a partir de 2010, houve uma forte queda no preço dos equipamentos fotovoltaicos, cercar de 83%. Com o aumento nas tarifas de energia elétrica sobre os consumidores finais, a energia solar vem se tornando uma opção rentável aos olhos brasileiros.

Aqui no Tocantins a Ferpam já se tornou uma empresa especializada em projeto e execução da instalação de painéis solares, sendo uma comercializadora de painéis fotovoltaicos, inversores e demais equipamentos ligados à energia solar. Veja no site Ferpam.solar!

 

Vantagens da Energia solar

Sua principal vantagem permeia entre a sustentabilidade, durabilidade média de 25 anos e a baixa necessidade de manutenção.

A energia solar outro ponto vantajoso é que a energia que não produz dano ambiental, sem poluição e inesgotável. Além de tudo isso, não incomoda no seu ambiente de instalação, pois mão polui o ambiente, nem mesmo faz barulho.

Quando o sistema é bem projetado e instalado exige pouca ou baixa manutenção tanto preventiva, quanto corretiva.

No sistema On-Grid, no qual a energia que sobra é emprestada para a rede elétrica da concessionária de energia da sua cidade. Desta forma sua conta de energia pode ficar até com saldo de energia para você usar quando quiser.

Se levarmos em conta os custos operacionais da empresa com energia elétrica, o investimento no sistema fotovoltaico se torna um bom negócio, à medida que observamos é que as taxas de energia das concessionárias estão subindo uma média de 10% a 20% ao ano a depender da região.

A Redução na conta de energia logo no primeiro mês pode chegar a 95%

Desvantagens da Energia Solar

Um sistema com alto valor de investimento, no qual a solução seria buscar linhas de crédito financiadoras para poder realizar o investimento. Saiba mais através do site ferpam.solar.

No sistema Off-Grid, no qual a energia pode ser armazenada em baterias estacionárias, o processo pode se tornar mais oneroso, pois algumas baterias são mais caras e exigem muito mais atenção e manutenção. A média de durabilidade das baterias também é menor, porém também é um bom tempo, em média 7 anos.

É preciso que o telhado da sua casa ou da sua empresa seja a avaliado por profissionais para verificação de que a inclinação e a direção dos painéis serão colocadas no local certo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat