Dicas de ferramentas

14 ferramentas para montar seu kit doméstico

Só quem já passou pelo apuro de ter que pedir ajuda aos vizinhos por causa de alguma emergência simples sabe o quanto é inconveniente e chato. É meus caros amigos quem nunca pediu emprestado um martelo, um alicate, uma escada e até mesmo um mísero veda rosca que atire a primeira pedra. Mas, calma! Antes te atirar a pedra…porque você não confere aqui no blog esta dica de 14 ferramentas básicas para montar seu kit em casa.

Começamos pelos clássicos, afinal eles são os básicos dos básicos:

1- Martelo unha: o rei das ferramentas de uso doméstico mais utilizadas serve para pregar uma infinidade de objetou ou retirá-los e é uma verdadeira mão na roda, por isso tenha um martelo em casa para estes momentos.

2- Alicate Universal se possível isolado: na hora dos apertos com eletricidade ele costuma salvar a pátria, corta, puxa, segura e o alicate com isolamento no cabo  ajuda muito a garantir maior sensação de segurança.

3- Chave Fenda e Chave Philips: indispensáveis ao kit de ferramentas, as chaves de fenda e philips auxiliam demais em uma série de casos tanto para apertar parafusos quanto para retirá-los. É importante ter variedade de pontas para ser um kit de chaves de fenda e philips mais versátil.

4- Tesoura: um item aparentemente comum, a tesoura é uma das ferramentas mais necessárias em casa, ajuda a cortar fios e cabos, plástico, papel, telas de Nylon e muito mais. Esta tesoura deve ser mais robusta e resistente, afinal ela será parte do kit de ferramentas, vale também ter tesoura para cerca viva e árvore, se sua casa tiver jardim!

5- Estilete: esta ferramentas parece muito boba, mas existem cantos e materiais que só um bom estilete dá conta. Logo, ele também entra aqui como uma das ferramentas essenciais para ajudar em casa. Com um bom estilete você cortar cordas, barbantes, fitas, papelão, plástico, rebarba de cano pvc e etc.

Agora vamos para alguns dos itens mais simples, porém que salvam o dia:

6- Cola multiuso: este item é perecível então fique ligado na data de validade das suas em casa e renove seu estoque. Tenha uma cola multiuso que já seja útil em diversas superfícies como madeira, metal, papel, plástico e etc.

7- Fita Isolante: componente essencial na elétrica de uma residência a fita isolante é necessária para revestir os fios elétricos, realizando o isolamento da energia, impermeabilizando os fios e protegendo a fiação de altas temperaturas. Então! Tenha sempre uma fita isolante de qualidade no seu kit.

8- Trincha ou Pincel: Este item é outro dos mais simples, mas serve para pintar, limpar, aplicar verniz e muito mais. Contudo, lembre-se de limpar bem sua trincha/pincel após cada uso! Esta ferramenta é sem dúvidas muito simples, porém bastante útil.

9- Arco de serra: a cegueta é bastante conhecida, o arco auxilia para facilitar a utilização da mesma, tornando o ato cortar cano PVC, pedaços de madeira, plástico e outros, de forma muito mais fácil e rápida. Vale muito a pena ter um arco de serra, nem que seja do mais baratinho, pois ele facilita sua vida!

10- Nível Bolha: Esta ferramenta é muito barata e simples, mas sua utilização faz total diferença ao pendurar um quadro, prateleiras, instalar espelhos e muito mais. Nem todos os dias você vai usar um nível bolha, mas se tiver ele em casa seus projetos de decoração e instalação de objetos serão mais simples e alinhados.

11- Trena: esta é aquela boa e velha ferramenta básica para ter em casa. Só quem tem uma sabe o quanto ela é útil e ajuda muito em diversas situações, quer trocar um móvel de lugar e não sabe se vai servir, use uma trena, quer medir a altura ideal pra instalar o armário use uma trena, vai substituir um cano e precisa cortar certinho, então use uma trena! Vale muito a pena possuir sua própria trena em casa.

Agora vamos de ferramentas maiores e mais pesadas, porém muito necessárias:

Normalmente, as ferramentas de maior valor as pessoas tem receio de emprestar. Por isso, a melhor saída é ter suas próprias ferramentas em casa.

12- Escada: as escadas de madeira já caíram em desuso no dia a dia, elas são grandes demais, pesadas e difíceis de guardar. Em contrapartida, as escadas dobráveis de alumínio são muito leves, resistentes e práticas de carregar e aguardar. Mas, quem as tem costuma desenvolver um pouco de ciúmes delas. Então, o jeito é cada um ter a sua escada de alumínio em casa!

13- Furadeira: esta ferramenta elétrica é muito incrível e facilita a vida em muitos serviços. A Furadeira elétrica ajuda em diversos trabalhos pendurar quadros, prateleiras, cabeceiras, cortinas, varal de roupa, montar e desmontar móveis e etc. Ou seja, ter uma em casa vai ajudar muito no dia a dia!

14- Caixa de ferramentas: e para encerrar com chave de ouro, podemos elencar a caixa de ferramentas como um dos itens úteis para ter em casa. Assim, você vai armazenando suas ferramentas em um local especifico, protegido e fácil de carregar. Vale também uma bolsa ou mala de ferramentas, a única diferença é que as bolsas são mais maleáveis por serem de tecido e se você exceder o peso que elas suportam podem rasgar.

Gostou das nossas ferramentas incríveis para uso doméstico? Vai montar seu kit? Conta nos comentários e compartilha com seu pai, tio, padrasto, sogro, irmão e todos os homens e mulheres da casa que são apaixonados por ferramentas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat