Curiosidades

​O que posso pintar com tinta spray?

Olá amigos do Blog da Ferpam, nós tivemos uma curiosidade e queremos compartilhar. Você saberia dizer quais tipos de objetos podem ser pintados com tinta Spray?

Olá amigos do Blog da Ferpam, nós tivemos uma curiosidade e queremos compartilhar. Você saberia dizer quais tipos de objetos podem ser pintados com tinta Spray?

Não somos especialistas, mas encontramos dicas infalíveis sobre como utilizar tinta spray corretamente e assim ajudar cada um dos leitores do Blog da Ferpam.

Você sabia que se aplicarmos tinta Spray de esmalte sintético em materiais de isopor, essa tinta pode derreter todo seu trabalho. Pois é! Isso foi o que despertou nossa curiosidade para desvendar este ministério.

Veja a seguir alguns dos objetos que podem ser pintados com tinta spray.

De fato, o fundamental é saber qual o tipo de tinta há dentro do spray, o conteúdo da embalagem é o mais importante. Pois o spray será apenas um formato de apresentação da tinta.

Por exemplo, existem tintas que são de esmalte sintético (fórmula siliconada, não solúvel em água e resistente a sujeita), mas também existem as tintas que são a base d’agua.

As tintas com formulação de esmalte sintético, possuem quase o mesmo acabamento que as tintas com base em óleo, por isso elas podem ser tranquilamente aplicadas em superfícies como: metais e madeiras. Além disso, permitem pintura de cerâmicas, tecidos e até de gesso.

Já as tintas com formulação acrílica e à base de água podem ser aplicadas em isopor, espuma, pintura em papel, tela e tecidos. Além disso, é comum utilização dela para Graffiti.

Enfim, são diversos tipos de tinta que oferecem uma gama de acabamentos como: brilhoso, fosco, acetinado, fluorescente, luminoso e metálico.

Mas, não é só isso, ainda existem as tintas para altas Temperaturas, usadas para pintar materiais expostos ao calor ou ao frio, algumas marcas garantem que estas tintas podem apresentar uma resistência de até 600°C.

Como escolher a Tinta Spray correta?

Dê preferência as melhores marcas, busque se informar sobre a cobertura da tinta. Escolha embalagens que tenham bico anatômico, pois além de proporcionarem mais conforto para apertar, eles produzem um jateamento de tinta muito mais preciso.

Veja também a questão da secagem rápida, pois quando se precisa criar um trabalho com várias camadas o tempo de descanso entre uma mão de tinta e outra irá definir a produtividade do seu trabalho.

5 Dicas para uma boa utilização de tinta Spray

  1. Escolha uma boa marca, que promova boa cobertura;
  2. Limpe a superfície que será pintada, evite água, óleo, poeira e qualquer outro resíduo;
  3. Agite bastante, pois dentro da lata tem o solvente e a tinta, é necessário que eles se misturem para a tinta diluir o suficiente para sair no bico.
  4. Faça a pintura em camadas e respeite o prazo de secagem entre as aplicações;
  5. Limpe o bico antes de guardar, vire a lata de cabeça para baixo e aperte no spray até sair somente o ar. Esta é a melhor forma de garantir que o bico esteja bom para sua próxima utilização.

As tintas em Spray ou aerossol são conhecidas por diversos profissionais que vão desde artesão e artistas até funileiros e designer de móveis. Aproveite você também da versatilidade deste produto para realizar atividades de pintura, decoração, artesanato e customização de objetos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat