CuriosidadesNotícias Ferpam

Ferramentas à bateria: tendência da baterização invade o Brasil

Mobilidade, agilidade e leveza! Estes têm sido os diferenciais gritantes nas ferramentas à bateria. Por isso, elas se tornam uma tendência cada vez maior no dia a dia do trabalhador brasileiro.

Há mais ou menos 60 anos atrás as ferramentas sem fio eram o sonho de qualquer profissional artesão, fabricante, instalador e etc. Mas, hoje em dia elas são uma realidade bem presente no dia a dia dos profissionais.

Estas ferramentas trouxeram uma infinidade de confortos e benefícios, o principal elemento de vantagem nestes produtos é não depender de tomadas, não ter problemas com quebra de fio e a infinita mobilidade para acessar ambientes difíceis.

Hoje em dia o portfólio de ferramentas à bateria na Ferpam, por exemplo, aumentou bastante. E isso se deu devido a esta crescente busca por ferramentas móveis, principalmente para o empreendedor instalador e o produtor rural que precisa trabalhar onde não há energia elétrica disponível.

Baterização de ferramentas é tendência no mundo

As ferramentas à bateria existem há anos em países desenvolvidos, antes elas eram apenas para quem desejasse pagar um alto preço, hoje elas são uma realidade possível a quase todos. 

Desde os anos 2000 a popularização de ferramentas a bateria tem sido maior graças a pesquisas avançadas de grandes marcas como a Bosch e a Stihl, tais empresas desenvolveram tecnologias para que as baterias fossem melhores e atendessem aos anseios do consumidor por:

  • Mobilidade: livre de fios as ferramentas vão mais alto e mais longe;
  • Potência: hoje em dia a performance dos itens à bateria é muito melhor;
  • Tempo de uso: elevação do tempo de trabalho para que profissionais performem o tempo necessário;
  • Durabilidade: as baterias de Íons de lítio permitem várias recargas sem estragar e isso torna a bateria mais durável;
  • Sustentabilidade: ferramenta que emitem menos poluentes e baterias que podem ser recicladas;
  • Redução de ruídos: ferramentas a bateria vem cada vez mais silenciosas;
  • Redução do peso: ferramentas compactas e leves para o conforto do operador.

Devido a tantos benefícios, hoje a variedade de produtos é imensa, como: motosserras, roçadeiras, cortadores de grama, sopradores, aspiradores de pó, serras circulares, serras sabres, lixadeiras, furadeiras, tupias, plainas, parafusadeiras, níveis a laser, trenas a laser, esmerilhadeiras e até marteletes.

A Internet e o Boom das ferramentas à bateria

A Ferpam acredita que a pandemia veio para impulsionar o uso desta tecnologia aqui no Brasil.  As ferramentas à bateria entram cada vez mais para o dia a dia das casas e empresas brasileiras graças às vendas online. 

Este tipo de instrumento de trabalho conquistou o público do pequeno empreendedor que, desempregado, precisava gerar renda e fazer isso com bastante produtividade. 

Logo, a vida do montador de móveis e do instalador de Ar-condicionado com certeza melhorou com a furadeira e parafusadeira à bateria, afinal agilidade é imprescindível para o pequeno empresário.

Outro público que se agradou destas ferramentas foram os Hobbystas, que se desafiam na fabricação de utensílios diversos para uso próprio. Reformar barcos, construir casinhas na árvore e etc. 

Ou seja, a vida do artesão também está melhor com a utilização de ferramentas à bateria. Além disso, muita gente partiu para o “faça você mesmo” com a ajuda da internet. 

Outro fator decisivo na compra de ferramentas à bateria é a Sustentabilidade, pois tais equipamentos recarregáveis reduzem a emissão de poluentes no meio ambiente. Por fim, existe a clara possibilidade da reciclagem das baterias.

 

Curiosidade histórica: 

As ferramentas à bateria só são possíveis graças aos sistemas de tecnologia avançada, que vem aumentando a capacidade de trabalho e de potência em baterias cada dia menores e mais duráveis. 

A Bosch, por exemplo, líder de mercado em ferramentas elétricas, criou suas primeiras ferramentas à bateria há 53 anos atrás, um aparador de cerca-viva e uma furadeira de bateria portátil de pendurar no ombro (parecia uma bolsa). 

Tais baterias eram de 12v e suportavam no máximo 1h de trabalho. O lançamento dos produtos ocorreu em 1969, na ocasião a bateria pesava 5,5kg, o equivalente a uma bateria de carro, sua composição era de gel de chumbo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat