Curiosidades

EPIs para o Trabalhador Rural

Hoje um de nossos clientes teve uma dúvida e nós do blog da Ferpam resolvemos responder aqui quais EPI’s se costuma usar no trabalho rural, tanto servem para agricultura, quanto para pecuária e serviços comuns da fazenda.

Hoje um de nossos clientes teve uma dúvida e nós do blog da Ferpam resolvemos responder aqui quais EPI’s se costuma usar no trabalho rural, tanto servem para agricultura, quanto para pecuária e serviços comuns da fazenda.

Todo mundo sabe que segundo norma regulamentadora 6 – NR 6, que regulamenta a utilização de equipamento de proteção individual (EPI), o empregador/empresa deve fornecer e garantir gratuitamente os equipamentos de proteção individual a seus colaboradores, veja abaixo.

Por isso, muitos empregadores da agropecuária costumam ter dúvidas sobre como equipar sua fazenda para garantir a segurança devida ao trabalhador.

Você sabe quais os riscos à segurança e saúde no trabalho rural?

Antes de escolher e comprar os equipamentos de segurança busque levar em consideração os riscos que o trabalho oferece.

Isso é importante pois, cada atividade é composta por seus próprios perigos, e o trabalhador precisa estar com todos os meios de prevenção.

Veja abaixo alguns dos riscos de trabalho no meio rural

Riscos Físicos: exposição ao ruído das máquinas como trator para plantio das pastagens e milho ensiladeira, colhedeira de capim, roçadeira, adubadora e distribuidor de esterco.

Riscos Químicos: exposição aos produtos químicos utilizados no controle de pragas das pastagens, alguns produtos que são passados nos animais para cura de carrapatos, bernes, manqueira e outros.

Riscos Biológicos: exposição a bactérias, vírus, fungos, protozoários, além de risco de contrair alguma zoonose.

Riscos de Acidente: exposição a acidentes com os animais como coice, queda de cavalo, corte com foices, enxadas e outros em geral.

Após certificar-se dos perigos use os equipamentos como os da lista abaixo:

Máscaras protetoras: Estas são essenciais para trabalhadores que mexer com manipulação e aplicação de produtos químicos, cortam madeira e convivem com pós de serragem, realizam solda em estruturas na fazenda e etc.

Óculos de proteção: Essenciais para proteção contra perfuração e desgaste dos olhos, além de evitar contato com produtos químicos e etc.

Calçado de segurança: um item básico e muitas vezes ignorado, os calçados de segurança são essenciais para os trabalhadores que manipulam e aplicam agrotóxicos, (este dispositivo deve ser impermeável). Além daqueles que estão sujeitos a queda de madeira nos pés, risco de pisada de animais e etc.

Protetor auricular: ideal para aqueles que trabalham próximo a máquinas ou animais que produzem muito ruído, exemplo trator, motosserra ou granjas onde os animais aglomerados vivos produzem intenso barulho.

Botina: com proteção na biqueira, caso algum gado possa pisar no seu pé minimizar risco de esmagamento do pé.

Luva de Raspa/vaqueta: Para mexer com madeira, com curral e não machucar a mão com a fricção de cordas.

Protetor solar: Se for trabalhar no sol, é essencial que toda a equipe esteja com proteção contra os raios UVA/UVB.

Boné árabe: Para trabalhar no sol, proteção no conjunto de aplicação de agrotóxico.

Bota de PVC cano alto: Se for realizar atividade que envolva líquidos, com lavagem de curral, aplicação de algum veneno no mato.

Luvas de Nitrílica: Uso trabalhos em contato óleos, graxas, derivados de petróleo, detergentes, solventes, soluções ácidas ou alcalinas, emulsões aquosas, em casos de cura de animais e na desinfeção das instalações.

Estes são alguns dos equipementos de proteção que mais são usados na fazenda, na agricultura e no manejo de animais na pecuária. A Ferpam sempre recomenda utilização de EPI, pois além de ser lei, é responsabilidade do empregador arcar com todos os prejuízos de acidentes de trabalho.

Cuide dos seus colaboradores e da saúde de cada um deles, pois isso irá render prosperidade para sua fazenda e seus negócios.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat