Clube da solda Ferpam

​4 tipos de eletrodos de solda

Hoje é dia de Ferpam Soldas, então vamos de dica para o soldador e serralheiro iniciante. Você quer conhecer e aprender mais dos eletrodos de solda? Então vem aprender agora!

Nosso primeiro eletrodo é o mais comum e mais queridinho dos serralheiros e soldadores.

O E6013: Indicado para trabalho com chapas finas que precisam de baixa penetração para evitar o furo, em diversas posições de soldagem. Na maioria das vezes ele é utilizado em metais como metalon, tubulações e chapas galvanizadas.

Sua composição é arame solido de Aço Carbono revestido com vários componentes, entre eles potássio que atua na estabilização do arco.

Através da solda com Eletrodos E6013 o resultado do processo é uma escória é de fácil remoção e o eletrodo proporciona cordões de solda lisos e regulares. Devido a sua composição ainda, ele provoca menos respingos promove uma superfície bastante satisfatória e uniforme.

Pode ser aplicado em: caldeiras, serralherias, equipamentos agrícolas, chapas galvanizadas e tubulações.

E7018: Ele é o queridinho das construções, pois sua melhor qualidade é sua boa resistência à ruptura. Por isso, no campo da soldagem ele faz sucesso na construção civil, pois vai muito bem na fabricação das estruturas.

Sua composição é arame solido de aço carbono revestido com uma série de componentes como Ferro 30 – 40% e Calcário 20-30% matérias extremamente fundentes, o que promove excelente penetração na peça.

Pode ser aplicado em: edificações, construções navais, juntas específicas de aço de resistência, mecânica e manutenção em geral.

Através da solda com Eletrodos E7018 o resultado da solda é também uma escória de fácil remoção. Com eles eletrodo é mais fácil fazer um cordão perfeito, além disso, percebe-se também maior estabilidade e praticidade na operação.

FERRO FUNDIDO: Como o próprio nome já mostra ele é ideal para trabalho com fero, este eletrodo é especialista em solda quase a frio.

Por suas características ele é ideal para enchimentos, reconstituição de peças em ferro, até mesmo união de peças em ferro fundido com bronze. Sua precisão o torna excelente em reparos de blocos e mancais de motores, recuperações de furos e etc.

Sua composição é alma de níquel, o que oferece uma solda de alta resistência.

O resultado da soldagem com ferro fundido é arco macio de boa penetração, estável e uniforme, isento de respingos, poros, fissuras, trincas e mordeduras.

Eletrodo Inox: este é um bom eletrodo multifuncional, pois sua alta resistência à tração e até ao desgaste oxidativo do dia a dia o torna uma excelente opção para trabalho com tubulações. Os diversos tipos de eletrodos para soldagem de aço inox disponíveis no mercado possuem em geral características como alta resistência à oxidação, tração, trincas e à ação de substâncias químicas, além da facilidade de remoção de escórias.

Podem ser aplicados por segmentos como reparo em tanques, tubulações de aço inoxidável para produtos químicos e alimentícios. Também são indicados em reparos de molas, trilhos de guindastes e para a reconstrução de dentes de engrenagens de aço, por exemplo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat