IrrigaçaoNotícias Ferpam

5 dicas para você economizar água na sua plantação

Descubra como economizar água na agricultura com a Ferpam

O Brasil é um dos maiores países produtores de alimentos do mundo, além de também ser um grande exportador para muitos países, como a China, por isso a economia de água nas plantações se tornou um dos maiores desafios enfrentados pela agricultura, que é responsável pelo consumo de metade da água no Brasil, de acordo com a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento)

Com o surgimento de novas tecnologias para a agricultura, tem sido possível reduzir esse alto consumo no setor agrícola, já que a preocupação em preservar a água, um recurso natural e finito, como podemos ver em períodos de seca, principalmente em áreas de potência na agricultura, como aconteceu no Rio Grande do Sul, em 2020, que sofreu perdas em sua produção devido a estiagem. 

Por isso a Ferpam preparou 5 dicas para você economizar na sua plantação, e contribuir para preservar esse bem tão precioso que é a água, além de também economizar e reduzir o consumo de energia elétrica. 

  1. Repare o horário da irrigação: Dê preferência para os horários mais frios do dia ou à noite. Assim, evita o alto consumo de água por meio da evapotranspiração (quando a superfície da  terra esquenta a água a ponto de fazê-la evaporar).
  2. Manutenção Regular: Observe os equipamentos usados com frequência para prevenir ou consertar pequenos danos antes que se tornem maiores, evitando desperdício de água e energia.
  3. Sistema de Irrigação Adequado: Escolha um maquinário que faça sentido para o tipo de solo e cultivo. Na Ferpam você encontra os melhores produtos e projetos de irrigação para você e sua plantação. 
  4.  Reutilize a água: Encontre maneiras de reaproveitamento de água. Estocar água da chuva e reutilizá-la para a irrigação da plantação pode ser um bom exemplo.
  5. Equipamentos de qualidade: Invista em equipamentos originais e de marcas especializadas em agricultura, evitando novos investimentos em curto espaço de tempo. Além disso, marcas estabelecidas no mercado contam com assistência autorizada, como a Ferpam. 

Venha encontrar tudo que você precisa para economizar em um só lugar: vem para a Ferpam, uma das maiores especialistas em irrigação na região Norte do Brasil. Quer saber mais? Segue nossas redes e fica ligado em nosso blog, economia certa é na Ferpam.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat