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5 passos para organizar melhor sua oficina mecânica

Você tem uma oficina mecânica de pequeno porte, tem dois ou três funcionários e precisa tornar seu trabalho mais profissional? Nós vamos te ajudar começando pela organização.

Você tem uma oficina mecânica de pequeno porte, tem dois ou três funcionários e precisa tornar seu trabalho mais profissional? Nós vamos te ajudar começando pela organização.

A importância de ter uma oficina bem organizada vai além da melhor apresentação do serviço para o cliente, afinal sabemos que ambientes desorganizados costumam manter baixa produtividade. Ou seja, ter uma oficina mecânica organizada evitará transtornos e prejuízos.

Reunimos as melhores dicas da internet em um só post para te ajudar. Conheça agora as 5 dicas fundamentais para promover organização em uma oficina mecânica. Fique atento, pois, estas dicas envolvem limpeza, boa aparência, padronização, atendimento ao cliente e qualidade de serviço.

Uma oficina mecânica mais organizada em 5 passos agora!

1° Passo: Crie espaços por serviço

Busque criar estações de trabalho para cada mecânico, pois isso fará com que cada um tenha controle sobre seu local de trabalho. Sendo assim, cada profissional ficará encarregado de cuidar de suas ferramentas, da limpeza e organização de sua área de serviço.

Esta técnica é eficaz pois, desta forma, as ferramentas nunca se perderão e jamais haverá confusão de duas pessoas precisarem de uma mesma ferramenta. Infelizmente este método tem um porém, pois ele é pouco mais caro. No entanto, existe vantagem em começar a investir, pois sua mecânica terá uma capacidade de atendimento aumentada.

Um outra opção, para quem não quer investir tão alto é redefinir os espaços por atividade a ser desenvolvida. Ou seja, coloque a bancada de trabalho, armários, elevador automotivo, o compressor de ar, o Vulcanizador e etc em lugares estratégicos para facilitar o acesso ao equipamento.

Busque pensar na ordem do trabalho a ser desempenhada, para colocar cada equipamento em ordem de uso. Isso trará mais produtividade, agilizará o tempo na hora do atendimento. Para conseguir visualizar melhor a ordem correta, faça uma lista do passo a passos de cada atendimento por 2 dias. No final, faça uma análise de qual a ordem de utilização das máquinas e faça a redefinição do espaço conforme sua análise.

2° Passo: Programe a limpeza sempre ao final de cada trabalho

Desenvolva o hábito de limpeza em toda sua equipe de mecânicos. Estabeleça uma norma para todos, que é: “ao final de cada trabalho limpe tudo o que usou”, sabe aquele ditado que diz “sujou lavou” vem daí esta regra.

Tal medida evita o acúmulo de óleo de motor pelo chão, flanelas espalhadas, e que as ferramentas fiquem intocáveis, além de ajudar a preservar a pintura das paredes, aumentar a durabilidade dos móveis e melhorar visualmente os ambiente de trabalho.

Esta dica é básica para tornar o atendimento ao cliente mais agradável e fazê-lo se sentir bem em sua oficina mecânica. Porém, trabalhar em um ambiente limpo, organizado gera bem estar físico e emocional para qualquer trabalhador. Afinal, quem é feliz trabalhando em meio ao caos de sujeira e bagunça?

E por falar em ferramentas limpas, a terceira dica é 100% sobre organizá-las.

3° Passo: Tenha um painel de ferramentas

Se você ainda não tem um painel de ferramentas trate agora de providenciar. Eles ajudam muito não só a organizar, mas também a encontrar facilmente as chaves de bocachaves soqueteschaves combinadas e demais jogos ferramentas que você precisa. Saiba que o painel limpo também serve de decoração para sua oficina, por isso capriche em um grande painel para caber inclusive as ferramentas maiores.

A maioria das oficinas mecânicas utilizam o painel de chapa perfurada para expor suas ferramentas de forma a encontrá-las com agilidade. Mas, há também o painel de madeira, que você pode trabalhar de forma mais rústica.

Existem ainda, produtos organizadores como: caixas, latas, potes e gavetas que servem para guardar todas as ferramentas que lhe forem úteis, e para garantir a organização coloque etiquetas com os nomes dos itens de cada gaveta, lata, caixa de ferramentas ou pote.

4° Passo: Tenha um conjunto de armários que combinem entre si

As maiores Oficinas mecânicas do Brasil têm seus Box de trabalho extremamente padronizados, não só nas cores, mas também da quantidade de ferramentas, no uniforme dos mecânicos e muito mais.

Quando o cliente consegue identificar harmonia de cores em sua oficina ele perceberá a padronização do ambiente. Ou seja, ter um padrão de cores irá transmitir para o seu cliente a organização, planejamento e preocupação com a qualidade no atendimento.

Combine a cor do elevador de carga azul, com a dos armários, maletas, bancadas, painéis e até com a cor das próprias ferramentas. Use as cores da sua logomarca, isso já servirá como marketing de reforço da marca, tudo para seu cliente lembrar da sua oficina sempre que ver aquelas cores. Planeje-se e padronize!

5º Passo: Tenha um bom serviço e faça uma boa recepção aos clientes

A última dica não poderia ser melhor, é sobre atendimento. Não adianta ter a oficina mecânica mais organizada do mundo, se você não presta um serviço atencioso e de qualidade.

Além disso, prepare uma recepção para acomodar os clientes enquanto os reparos no veículo são realizados. Além de prestar um serviço atencioso, evita ainda que o cliente fique conversando ou distraindo o mecânico.

Uma boa oficina mecânica preza pela qualidade do serviço e do atendimento. Imagine o quão importante o seu cliente se sentiriá se você o convidasse a esperar em uma cadeira confortável com WIFI, água, cafezinho e TV.

Quantos clientes você perde por desorganização? Transforme seu negócio com a organização.

O investimento em organização deve começar com ações simples, para aos poucos ir adequando a oficina mecânica. O pequeno porte da sua empresa não é desculpa para desorganização. Imagine quantos clientes você está perdendo por não transmitir credibilidade.

Enfim, nossa principal dica é: faça de tudo para manter padrão da sua oficina mecânica em um nível que transmita ao cliente confiança e respeito. Usando esta estratégia os clientes sempre voltarão e indicarão amigos para experimentar o seu serviço.

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