Clube da solda Ferpam

​Inversor ou Máquina de solda, qual é melhor?

Se você está pensando em comprar uma inversora ou máquina e quer aprender mais sobre solda, saiba que com o conhecimento certo você pode realizar uma infinidade de trabalhos. Principalmente se você for um artesão, artista plástico, reparador de peças de metal ou simplesmente hobbysta.

Claro, que trabalhos muito elaborados, ou que exijam acabamento refinado vão pedir o trabalho de um profissional experiente, mas se você começa hoje a aprender e praticar, logo você poderá se tornar um bom soldador.

Hoje vamos aprender um pouco sobre o mundo da solda, vamos começar pelas estrelas principais, as inversoras de solda.

O sistema inversor de solda é uma tecnologia que veio para ficar, e tornou as máquinas transformador de solda cada vez mais leves, compactas e com regulagem mais precisa e estável.

As inversoras utilizam sistema de placa eletrônica, isso resulta em um equipamento muito mais leve e eficiente. Elas operam na faixa dos 100 khz, dando melhor dissipação eletromagnética.

Além disso, os Displays digitais proporcionam regulagem precisa e fácil de potência/amperagem e são econômicas no quesito energia elétrica.

Outro grande benefício das inversoras é eficácia do trabalho, com possibilidade de ciclos maiores de 60% até mais, que além de economizar tempo, promovem aumento de produtividade.

Mas se der algum problema, as inversoras podem ser mais trab, não elas em si, mas o fato de você ficar dependência de assistência técnica autorizada/técnicos, o que pode ter um custo considerável.

Máquinas/transformadores de solda:

Utiliza-se do sistema transformador de solda, mais pesados e com volume maior. Eles trabalham na faixa dos 60 khz, normalmente só operam com eletrodos E6013/OK46.

Os transformadores possuem vantagem no seu custo de manutenção e reparo, pois seus componentes são facilmente encontrados e mão de obra mais comum. Menor controle da potência/amperagem e são mais susceptíveis deixar o eletrodo grudar, por causa da variação de tensão.

Além de tudo, os transformadores têm o ciclo de trabalho menor, por volta de 30% de ciclo.

Quer saber mais sobre ciclo de trabalho? Comenta aí o que achou do texto e pede para a gente escrever sobre isso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat