Clube da solda Ferpam

​Como escolher Arame MIG?

Soldadores profissionais sabem exatamente o que precisam para trabalhar, mas como nós da FERPAM atendemos diariamente soldadores iniciantes decidimos publicar este blog como um guia de ajuda na hora de escolher o arame MIG! Vamos juntos?

A Solda MIG em si já é uma solda mais profissional, e nós sabemos que muitos soldadores MMA sonham em trabalhar com o processo MIG e ter mais produtividade. Por isso este blog vai ajudar também aqueles que querem entender o processo.

O que é a solda MIG?

Em linhas gerais, o processo de solda MIG realiza a união de peças metálicas a partir de arame de solda, que é derretido através de arco elétrico, tais arames podem necessitar de gás de proteção para uma boa fixação da solda e melhor acabamento.

 

Atualmente já existem máquinas de solda MIG sem gás, mas o que se diferencia é exatamente o arame. Na solda MIG sem gás o arame é revestido e ao receber arco elétrico as substâncias do revestimento liberam uma espécie de “gás de proteção para solda” como acontece no eletrodo revestido da soldagem MMA.

Como Escolher o Arame MIG corretamente?

Escolher certo eleva sua produtividade, evita perda de tempo e ainda te ajuda a economizar dinheiro. Se curtir as dicas comenta e compartilha!

1° Observe o material a ser soldado:

Escolha o arame certo para o material a ser soldado se for alumínio (arame de alumínio), se for inox (arame inox) e assim sucessivamente. Antes de comprar leia bem as especificações e compre certo.

2° Atente-se para sua máquina:

As máquinas atuais são muito versáteis, mas, mesmo assim, este ponto é muito importante. Existem maquinas que aceitam apenas MIG com gás, e outras só MIG SEM GÁS, logo se você comprar arame errado pode ter prejuízo em não poder usar.

3° Espessura do arame (Bitola):

Existem em média três espessuras de arames MIG, são elas 0,80mm, 1,00mm e 1,20mm. Antes de comprar entenda como estas bitolas pode ajudar no seu trabalho.

4° Tamanho do Rolo:

Este ponto é importante, observe o tamanho dos rolos! Atualmente existem no mercado diversos tamanhos de rolo, como: 1kg, 5kg, 15 kg e 18kg. Faça as contas do preço do arame por metro e assim saberá calcular o melhor custo/benefício e utilização.

Quais Benefícios da Solda MIG?

– Economia de material perdido, pois a bobina de arame costuma ser 100% aproveitada;

– Melhor aproveitamento do tempo, já que o gatilho pode automatizar o processo;.

– Uma excelente deposição do metal de solda, proporcionando melhor acabamento;

– Maior velocidade no pontilhamento com soldagem;

– Melhor controle do arco elétrico, o que provoca menos aquecimento e consequentemente menos distorção das peças soldadas;

– Reparo mais eficientes, já que se deposita todo material com mais precisão;

– Ótimo custo de produção, já que os arames duram bastante;

– Fácil operação da soldagem em todas as posições;

– Menos desgaste físico para o soldador, já que não aquece tanto, e o gatilho pode ser automatizado.

Todas estas quatro dicas vão te ajudar a ter atenção no momento da escolha do arame MIG correto e isso vai te trazer economia e produtividade. Na hora de escolher arame MIG entre em contato com um vendedor especialista e saibam mais! A FERPAM está à sua disposição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat