Clube da solda Ferpam

A história de um Soldador de Sucesso

23 de setembro é dia do Soldador e nós decidimos contar a história de um soldador de sucesso. Se você é fã do Canal Oficina Garagem no Youtube, provavelmente você conhece o Fábio Varão, nosso homenageado de hoje. Vamos conhecer um pouco sobre ele?

Sua marca pessoal é composta por vários fatores como: motivação, técnica, criatividade e o desejo de ensinar o próximo. Fábio Varão sempre amou entender as coisas, não só para aprender, mas para poder ensinar.

Assim, ele despertou muita criatividade para transformar projetos em realidade. E após 9 anos de carreira como soldador profissional em uma grande empresa de engenharia do Tocantins, ele se reinventou e explodiu no mundo digital.

O Canal Oficina Garagem conta com mais de 572 mil inscritos no Youtube, e mais de 10,6 mil no Instagram. E esta história é muito nova, tem pouco mais 3 anos de jornada. Fábio Varão iniciou o Canal Oficina Garagem em 14/02/2017 com o objetivo de compartilhar as ideias e o conhecimento de forma gratuita.

Clique na imagem e siga o canal Oficina Garagem

Por ter todo conhecimento técnico, a respeito de inúmeras profissões Fábio Varão se motivou a compartilhar dicas e aulas sobre suas áreas de expertise. Por ser um excelente profissional de Solda, ele começou por aí. Mas, hoje vemos um canal recheado de muito conhecimento grátis de Serralheria, Marcenaria, Mecânica Industrial, Construção, Ferramentas elétricas e manuais, Fabricação de ferramentas artesanais, Mecânica Básica Automotiva e muito mais.

Como o Fábio viralizou na Internet?

Um dos primeiros vídeos a viralizar no youtube foram os de como fazer uma Bomba manual e como criar um fogareiro à lenha portátil. Clique e assista esses dois passo a passo que fizeram o canal ter grande acesso logo no começo. O vídeo Bomba Manual para Poço (Bomba Rosário/Bomba de Soga) e o vídeo Fogão a Lenha Portátil / Wood Burning Stove – DIY .

Em pouco tempo estes vídeos tiveram milhões de visualizações, o que motivou Fábio Varão a profissionalizar o Canal e aumentar as possibilidades de conteúdo. Foi então, que ele vestiu a camisa do Oficina Garagem e começou a contatar possíveis marcas apoiadoras aqui no Tocantins.

Desta forma, a FERPAM foi a primeira empresa a apoiar formalmente o canal, assim Fábio Varão conseguiu suporte de algumas ferramentas extras para gerar mais e mais conteúdo. Foi então, que o canal deslanchou, tomou proporções maiores e tudo isso veio graças as habilidades do Fábio de passar conhecimento gratuitamente. Após começar a testar diferentes ferramentas e máquinas, sua opinião sincera foi agregando milhares de seguidores, da família Oficina Garagem.

O Crescimento do Canal de Fábio

No dia 15 de set. de 2017, Fábio deu início ao seu Curso Básico de Solda e liberou a aula 1Então, o público se apaixonou completamente pelo conteúdo rico e detalhado. O curso de solda teve grande repercussão no Brasil inteiro, e com isso Fábio ensinou a milhares de pessoas a iniciar uma nova profissão, soldagem.

Por várias e várias vezes, o canal recebeu depoimentos de seguidores agradecendo por ter aprendido um novo hobby… Mas, os depoimentos mais fantásticos vieram de gente humilde que disse ter transformado um hobby em profissão graças ao canal.

A Jornada do Canal Oficina Garagem não foi fácil, por muitas vezes Fábio sofreu com inúmeras dificuldades técnicas como edição de vídeo, captação de áudio, perda de vídeos inteiros, dificuldade de marketing, haters digitais e também com a falta de patrocinadores. Mas, Fábio nunca desistiu e sempre se reinventou para continuar compartilhando no canal aulas, ideias, conquistas de vida e dezenas de técnicas.

Outro projeto que valorizou, ainda mais, o crescimento do Fábio como Youtuber foi realizar a análise e testes de ferramentas diversas. Ele já testou de tudo um pouco: inversoras de solda MMA, MIG, TIG, ferramentas elétricas, ferramentas manuais, equipamentos de pintura, artigos para a Kombi e muito mais.

Sua marca sempre foi opinião sincera, técnica e prezando pelo respeito ao público e também às marcas testadas. E foi graças a esta técnica precisa e justa de avaliar ferramentas, com ética, que Fábio Varão foi conquistando incentivadores para o Canal Oficina Garagem. Atualmente ele trabalha com grandes marcas apoiadoras como FERPAMBoxer SoldasFlach carregadores inteligentesGRAVIA metais AEME Abrasivos.

Além dos cursos de solda, Fábio sempre compartilhou seus projetos.

Um dos principais projetos do Fábio Varão no canal:

O projeto “Kombi Home” começou em 29 de julho de 2017, e toda esta jornada de restauração e customização da kombi foi outro salto de crescimento de Fábio como Youtuber.

Onde ele compartilhava sua trajetória e aproveitava para ensinar o público a fazer um projeto de restauração de funilaria, pintura automotiva e muito mais. A restauração da Kombi mostra passo a passo de tudo o que precisa ser feito para transformar o veículo em um motorhome completo.

Confira desde o começo do Projeto Kombi Home, que se tornou a KOMBOZA FENIX!

A mudança de volta para SP

Originalmente Fábio Varão cresceu no estado de São Paulo e começou sua jornada profissional por lá, só depois veio trabalhar e morar no Tocantins. Aqui no Tocantins ele se dividia entre trabalho, viagens e o canal. Esta rotina foi ficando cada vez mais pesada até que Fábio decidiu investir tudo no canal e saiu do seu trabalho como soldador profissional.

Já que a decisão foi se dedicar ao canal, Fábio Varão se viu na necessidade de voltar a SP, já que as oportunidades de crescimento para Youtubers são melhores no eixo Rio – São Paulo. Desde então, o canal está cheio de novidades, tem toda a família de Fábio colaborando nos vídeos e organização do canal, e as oportunidades para o canal tem melhorado.

Tanto é que, em 2020 se iniciou uma nova jornada para Fábio Varão e toda a equipe do Canal Oficina Garagem. O grande sonho de construir uma sede própria para o canal já está em andamento. Se você ainda não viu, corre porque esta série de vídeos sobre a construção está imperdível. Nesta nova sede do canal, Fábio Varão pretende trazer mais profissionalismo para os vídeos do canal e tem grandes planos, como por exemplo, ministrar cursos presenciais e alguns até gratuitos.

Já estamos em setembro de 2020 e este grande projeto de construção da Oficina Garagem já atingiu ponto de laje! Toda a construção tem uma playlist especial da obra e possui dicas muito boas para quem deseja construir colocando a mão na massa. Confira aqui no link a playlist!

É impossível falar de Fábio Varão sem falar de Oficina Garagem, afinal o Fábio transformou a vida de muitos seguidores, ensinado e compartilhando conhecimento sobre as áreas da solda, serralheria, funilaria, marcenaria construção e muito mais. Por isso, Fábio se tornou referência profissional de soldador.

Seu Instagram Oficina.garagem chegou a 10,6 mil seguidores. E tem promovido lives, sorteios, conteúdo, atualizações rápidas e gerando mais conteúdo de valor para os seguidores do canal que são carinhosamente reconhecidos como Família Oficina Garagem.

Gostou de conhecer um pouco da jornada do professor Fábio Varão no Youtube? Então corre lá seguir ele no Youtube e Instagran e o apoie a trazer mais e mais projetos de qualidade para nós do mundo da Solda, Serralheria e dos Projetos DIY (faça você mesmo).

Feliz Dia do Soldador, sua jornada é possível, sonhe alto!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat