Sem categoria
Tendência

Conheça sobre as bombas solares e reduza o consumo de energia.

Por meio de placa fotovoltaica, a bomba solar capta energia solar e potencializa o fornecimento d’água em diversos tipos de ambientes

O processo de bombeamento solar veio para ficar. Sua eficiência e praticidade para movimentar e armazenar água estão ao seu alcance. A bomba d’água solar é sem dúvidas o futuro.

A redução no consumo de energia e a possibilidade de instalação em locais sem abastecimento da rede elétrica são as maiores vantagens da bomba, pois ela funciona através da energia solar, que é guardada em seus sistemas voltaicos.

Conheça abaixo as utilidades e aplicação da bomba solar.

O que é uma bomba solar?

Uma bomba solar é uma bomba de água que é alimentada pela energia do sol extraída por um ou mais painéis solares fotovoltaico. É uma bomba de água que funciona a partir da energia do sol extraída por um painel fotovoltaico.

A bomba recebe energia através de placas que passa por um inversor de voltagem que transforma energia das placas que é de corrente continua em corrente alternada, e desse inversor sai para bomba, alguns modelos de bombas esse inversor é interno, mas na maioria dos modelos ele é externo, que após passar pelo inversor a corrente contínua é transformada em 100v, 220v ou 380v.

Quais as aplicações da bomba solar?

Os sistemas de bombeamento solar podem ser usado em diversas aplicações como irrigação, distribuição de água para pasto, consumo humano entre outros.

Quais são os aspectos a serem observados antes de comprar uma bomba solar?

Precisa-se observar alguns aspectos importantes no momento da escolha da bomba. Vai depender de onde se está bombeando se é de um rio, represa, nascente ou poço, mas o principal que devemos saber é : vazão que o cliente necessita dia, pois o funcionamento de uma bomba solar é só de 5 horas de sol pleno, essas horas de sol pleno vai depender de cada região do país. Exemplo : Se você necessita de 10.000 lt/dia, logo vai precisar de uma bomba com vazão de 2.000 lt/h.

Os outros aspectos são: para bombeamento de rios represas e nascentes são :distância do local de bombeamento até o reservatório, desnível do bombeamento, esses dados são levantados com gps ou pelo google earth. Para bombas de poços tubulares popularmente conhecido como semi-artesiao e artesiano é, profundidade do poço nível estático e nível dinâmico do poço, esses dados são fornecidos pelo perfurado.

O importante também é informar para o consultor de vendas a altura da caixa no caso de bombeamento de poços e a distância que a caixa vai ficar do poço para que seja calculada a perca de carga da tubulação de recalque após a saída do poço.

Tecnologia que além de econômica, é renovável, fácil manutenção e amiga do meio ambiente.

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat