CuriosidadesFaça você mesmo

Como instalar o chuveiro em casa?

Descubra como a tarefa que parece muito difícil, é, na verdade, bem simples.

Imagine estar no meio do banho, e a água de repente ficar gelada? Saber como instalar o chuveiro elétrico deveria ser um conhecimento geral, visto que todos nós já passamos por essa situação extremamente desagradável e desconfortável.

Esse processo, na verdade, é bem simples, você só vai precisar de alguns produtos, ferramentas e muita atenção. Pensando em te auxiliar com essa tarefa, abaixo você vai encontrar o passo a passo de como instalar o chuveiro, com muita facilidade e segurança, confira:

Escolha o chuveiro certo

Escolha o equipamento correto para a tensão da corrente elétrica do seu banheiro, no caso 127V ou 220V, e dê preferência para marcas reconhecidas, como o chuveiro Lorenzetti, isso vai garantir a qualidade do produto e evitar novos acidentes em um futuro próximo.

Desligue a corrente elétrica

Aqui está a etapa mais importante de todas. Antes de começar qualquer trabalho, vá até o quadro de distribuição e desligue toda a corrente elétrica da residência, já que essa é a única forma de realizar a tarefa sem levar um choque ou sofrer algum tipo de acidente.

Após esse processo é recomendado que você execute o teste de energia, para garantir que de fato, é seguro começar a instalação, para isso você vai precisar de um detector de tensão ou chave de teste neon.

Inicie a instalação do chuveiro elétrico

Antes de encaixar o cano do chuveiro na saída de água, passe a fita veda rosca por 6 a 9 voltas no sentido horário. Quando o cano estiver encaixado e bem vedado é o momento de fixar o corpo do chuveiro na outra extremidade, mas primeiro, realizando novamente o processo anterior com a fita veda rosca.

Instalar o redutor de pressão

Essa é uma etapa adicional que só acontece se a pressão da água na residência for muito forte e capaz de estragar o equipamento, condição comum em edifícios, principalmente nos apartamentos nos andares inferiores. Se esse for o caso, é só instalar o acessório na entrada de água do chuveiro.

Conectar os fios elétricos

Nesse momento você vai conectar os fios do chuveiro, os do disjuntor e o fio terra, para isso é preciso um conector de porcelana, atenção para a sequência: o cabo do chuveiro nas extremidades e o fio terra (verde) posicionado ao centro. Use a chave Philips no fim do processo para fixar bem e proteja a fiação elétrica da umidade.

Finalizar a instalação e realizar os testes.

Nesse momento você pode instalar os acessórios do chuveiro como, por exemplo, o chuveirinho e extensor da  chave de temperatura, em seguida iniciar os testes. Religue a corrente elétrica da residência, coloque o chuveiro no frio e veja se o equipamento funciona ou se não existe nenhum vazamento, se estiver ok, é só ajustar a temperatura e confirmar se a água esquenta.

É importante que a primeira água passe pelo equipamento desligado, por isso, sempre faça o teste inicial com a temperatura do equipamento no frio.

No site da Ferpam, você vai encontrar todos os equipamentos para realizar esse processo e ainda diversos tipos de materiais elétricos e acessórios, sempre com muita qualidade e preço justo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat