Curiosidades

Dia da Pecuária Nacional: Produção bate recordes na pandemia

14 de Outubro é o Dia Nacional da Pecuária, e nós não poderíamos deixar passar em branco, afinal a FERPAM é parceira do produtor rural! A Pecuária é uma das principais atividades responsáveis pelo PIB do País, por isso, devemos lembrar e valorizar todos os envolvidos na produção rural pecuária no Brasil.

Portanto, em 14 de outubro parabenize aquele seu avô, pai, tio, parente ou amigo que trabalha como pecuarista.

A pecuária, para quem não sabe é responsável pela segunda maior atividade de produção de alimentos do país, só pendendo para a agricultura. Tais atividades são consideradas orgulho produtivo do Brasil, já que a cada ano que passa a produtividade destas atividades econômicas só cresce e bate recordes.

O que caracteriza a Pecuária?

É Pecuarista qualquer produtor, pequeno, médio ou grande, que trabalhe com a criação, tratamento, abete e exportação de carne animal e derivados como leite, couro, ovos, ossos e etc.

Serve para qualquer tipo de criação animal: Bovinos (bois e vacas), Suínos (porcos), Ovinos (Ovelhas), Caprinos (Cabras), Bubalinos (Búfalos), galináceos (galinhas e frangos) e etc. Qualquer rebanho criado para a produção de carne, leite, ovos e seus demais derivados.

A Indústria do Leite é Pecuária?

Isso mesmo, para quem não sabe desta curiosidade é sim. Pois para a produção do mesmo é necessário a criação e tratamento de rebanhos produtores do leite, sendo ele de qualquer origem: vacas, búfalos, cabras e etc.

Hoje no Brasil, 1,2 milhão de propriedades rurais são destinadas à produção leiteira. Todas elas juntas chegam a produzir anualmente cerca de 35 bilhões de litros de leites. Nos tornando uma grande potência produtora deste insumo no mundo.

A pecuária de Corte Brasileira bate recorde de exportação de bovinos

Em 2020, a pecuária de corte bovina bateu recordes de produção, e principalmente, de exportação. O Brasil já possui o segundo maior rebanho bovino do mundo e o segundo maior rebanho comercial, perdendo apenas para os Estados Unidos. Ou seja, nosso país já se configura um dos maiores produtores de carne mundiais.

Atualmente, nosso país é referência mundial nesta atividade econômica, se destacando não só pela alta produtividade, mas também pela tecnologia e sustentabilidade durante o processo de criação dos animais. Desta forma, através da pecuária o Brasil está dominando entre os principais no ranking mundial de produção de carne.

Segundo a Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos) este ano de 2020, em apenas 1 mês o Brasil conseguiu exportar quase 200 toneladas de carne inatura e processada, sendo um recorde de produção mensal. Os maiores consumidores desta carne durante a pandemia foram China e países árabes como o Egito.

Durante a pandemia as exportações de carne para a China tiveram uma alta expressiva, o país aumentou sua demanda por carne brasileira em cerca de 25%. Esta demanda sustentou o mercado brasileiro e o ajudou a crescer, mesmo após uma queda nas exportações para a Europa.

A Pecuária brasileira é uma das mais sustentáveis do mundo

O Brasil é internacionalmente conhecido por sua produção cada vez mais sustentável na agropecuária, um país continental como o nosso tem a benção de usufruir de sua grande área de terras produtivas com responsabilidade ambiental. A legislação por aqui é bastante rígida, e a tecnologia tem auxiliado para que a produção continue crescendo.

Houve a popularização de melhores técnicas de manejo de pastagens, suplementação nutricional estratégica do animal, bem como técnicas necessárias aos manejos reprodutivo (inseminação) e sanitário, melhoramento genético, confinamento e outras técnicas.

As fazendas foram trazendo para si melhores práticas na gestão administrativa, investindo em mão de obra especializada e treinamento para trabalhadores. Isso tudo associado à melhora nos financiamentos públicos e privados e assessorias tecnológicas tais como da EMBRAPA.

Exemplo de legislação:

Atualmente, todas as propriedades rurais registradas no CAR (Cadastro Ambiental Rural) são obrigadas por lei a manter reserva legal ambiental. Este pedaço de reserva está previsto no Código Florestal Brasileiro, através do Artigo 12, em algumas regiões como na Amazônia Legal algumas propriedades são obrigadas a preservar até 80% do seu território.

Veja o artigo abaixo:

“ Artigo 12. Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, observados os seguintes percentuais mínimos em relação à área do imóvel, excetuados os casos previstos no artigo 68 desta Lei: (Redação dada pela Lei nº 12.727, de 2012).

I – localizado na Amazônia Legal:

  1. a) 80% (oitenta por cento), no imóvel situado em área de florestas;
  2. b) 35% (trinta e cinco por cento), no imóvel situado em área de cerrado;
  3. c) 20% (vinte por cento), no imóvel situado em área de campos gerais;”.

Tais normas brasileiras são aplicadas no intuito de assegurar o uso econômico dos recursos naturais do território de modo sustentável. Fazendo assim, com que mesmo dentro do imóvel rural particular, os produtores colaborem com a conservação da natureza, reabilitação dos processos ecológicos e com a conservação da biodiversidade, ou seja, com a proteção de fauna e flora nativas.

Gostou de saber um pouco mais sobre a Pecuária Nacional? Então deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos. Feliz dia da Pecuária Nacional!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat