CuriosidadesFaça você mesmo

Do it yourself: 4 dicas de trabalhos manuais terapêuticos para fazer em casa

Invista o seu tempo em projetos que podem ir desde pintar paredes até a reforma de móveis.

O “do it yourself”, ou a sigla DIY, um termo em inglês para a rotina de “faça você mesmo”, tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos. Os trabalhos manuais que já eram valorizados, passaram a ganhar um incentivo terapêutico diante das medidas de distanciamento social adotadas para impedir o avanço da pandemia do novo coronavírus.

No entanto, como essa tendência já era crescente, deve permanecer em alta. Logo, se você está pensando em investir um tempo na montagem de móveis ou em outros trabalhos manuais, como uma alternativa terapêutica, confira abaixo algumas ideias de projetos que podem te animar:

Reforma de móveis

Se você tem um aparador antigo, uma mesa de cabeceira inutilizada ou até uma cadeira sem graça, dar uma repaginada investindo na reforma de móveis é uma excelente opção para quem está iniciando no DIY.

Além de pintar, lixar e dar um ar novo à peça, você também pode reimaginar a função do móvel, dando-lhe uma utilidade completamente distinta. O que não faltam são possibilidades, uma porta pode virar uma mesa, um buffet pode se transformar em um rack, dentre uma série de alternativas.

Utilize o DIY em outro hobby

Os trabalhos manuais do do it yourself representam uma excelente terapia ocupacional, no entanto, essa pode ser empregada para criar um passatempo, como, por exemplo, a confecção de um jardim vertical, um terrário, dentre outras alternativas.

Agora, se você deseja realmente investir nos trabalhos manuais como o seu hobby, a construção de um depósito para ferramentas também é um projeto útil e interessante para investir no seu passatempo.

Crie soluções para sua casa

Utilizar a criatividade nos trabalhos manuais auxilia a ocupar a mente com outras soluções, otimizar o ambiente da sua residência é uma alternativa interessante na hora de pensar em um novo projeto.

Considere as soluções que sejam mais úteis à sua rotina, pode ser uma sapateira, uma adega, cabideiro, dentre outras alternativas. Sempre há uma peça que facilita a rotina da sua casa, seja do ponto de vista estético ou de organização.

Mude a cara de um ambiente

Apenas o ato de pintar paredes pode dar um ar novo a um ambiente, adicionando mais alegria, aconchego ou qualquer outra sensação pertinente ao local. Por isso, considere a paleta de cores para o cômodo e faça uma combinação harmoniosa com os demais itens de decoração e mobília.

Além de apenas pintar paredes, você pode criar soluções mais sofisticadas, criativas e também trabalhosas, desde a aplicação de texturas, até a criação de painéis utilizando os mais distintos materiais, basta pensar em um ambiente e procurar por um projeto que se encaixe às suas necessidades.

Agora que você já conta com dicas relevantes para os seus projetos de DIY, confira as soluções da Ferpam para trabalhos manuais, que vão desde lixas até resinas e verniz, além de uma linha completa de ferramentas para facilitar as mais distintas tarefas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat