Curiosidades

Saiba quais são os cuidados essenciais na hora de instalar a rede hidráulica

Confira alguns pontos sensíveis que devem ter atenção na hora de planejar a instalação hidráulica.

A rede hidráulica é um ponto crucial de qualquer imóvel, afinal trata-se do abastecimento de água e também da rede de esgoto, por isso, exigem uma mão de obra especializada para a instalação, assim como uma atenção especial durante o projeto.

Como existem alguns pontos sensíveis na instalação hidráulica, elencamos abaixo alguns cuidados essenciais na hora de realizar o projeto de um imóvel, confira:

Faça o mapeamento da rede hidráulica

Assim como ocorre em todos os projetos, o mapeamento da rede hidráulica é essencial, pois será responsável por guiar as tubulações e demais acessórios e instalações necessárias para o imóvel, evitando o desperdício e mensurando quanto material será necessário.

Esse mapeamento, também conhecido como planta hidráulica, deve apontar o posicionado de instalação dos canos de entrada de água no imóvel até sua saída para as funcionalidades, como vaso sanitário, torneiras, chuveiros e ralos.

Atenção ao posicionamento da caixa d’água

A primeira etapa da instalação hidráulica de um imóvel deve ser o posicionamento da caixa d’água, pois, além de guiar as tubulações da rede hidráulica, também é necessário dispor de alguns cuidados especiais.

Para que a pressão da água não fique comprometida nos demais cômodos, é necessário manter as orientações em relação à elevação da caixa d’água, assim como realizar as conexões que permitam o abastecimento do hidrômetro até o reservatório, além de instalar a boia e o registro na saída de água.

Invista em tubulações eficientes

Para garantir tubulações eficientes na sua rede hidráulica evite empregar tubos de marcas diferentes, pois isso pode gerar desconexões. O material da rede hidráulica também é importante, os canos de PVC são indicados para conduzir a água fria até a temperatura ambiente, enquanto para a água quente é recomendado os canos de ferro ou cobre.

A instalação hidráulica de banheiro é repleta de conexões, no entanto, o excesso de ramais, assim como trechos demasiadamente longos, podem prejudicar o desempenho hidráulico do sistema, impedindo a passagem e a distribuição de água ideal.

Opte por objetos hidráulicos de qualidade

Registros, torneiras e descargas devem ser escolhidos sempre priorizando a qualidade, assegurando uma relação custo-benefício quando comparado com o bom desempenho, evitando desperdícios. Objetos hidráulicos de qualidade podem conduzir um bom fluxo de água e evitar problemas com vazamentos ou corrosão rápida.

Há um ditado famoso na construção civil, com os seguintes dizeres: “Quem economiza com a rede hidráulica, paga duas vezes”, por isso, evite refazer o serviço de instalação e opte por materiais de qualidade.

Agora que você conta com dicas elencando quais são os pontos sensíveis durante uma instalação hidráulica, confira as soluções disponíveis na Ferpam, que conta com uma série de mangueiras e acessórios pertinentes ao setor.

A Ferpam também dispõe de ferramentas, produtos e soluções para a instalação hidráulica de piscinas, como bombas e uma série de alternativas convenientes, por isso, não deixe de conferir as demais seções do site.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat