Curiosidades

Conservar minhas portas e janelas de madeira

Ter portas e janelas de madeira em casa é o desejo de muita gente. Mas é preciso dobrar a atenção na hora de conservá-las. Com a manutenção periódica e adequada é possível manter a boa aparência e durabilidade por muitos anos, ainda que estejam expostos ao sol e à chuva. Confira as dicas da Ferpam.

Para evitar ressecamento e rachaduras é indispensável que portas e janelas de madeira sejam impermeabilizadas.

Antes da pintura, o produto deve ser lixado por completo. Após isso, deve-se limpar a superfície lixada e aplicar um selador. Em seguida aplique de 3 a 5 mãos de um impermeabilizante (pode ser verniz ou tinta). O tingidor deve ser aplicado na primeira mão, mas é opcional.

Pinte em cada 2 anos: A pintura deve ser refeita neste período quando sua porta ou janela tiver pouca exposição ao sol e a chuva.

Pinte de 1 em 1 ano: Caso sua porta e janela tenha uma grande exposição ao ar livre.

Super Dica: Observe! Acompanhe e tome providências sempre que visualizar que algo mudou.

Para aumentar a durabilidade do produto, procure evitar batidas e raspões nas portas e janelas (em casos de mudança, por exemplo). As pancadas são as principais causadoras de marcas e afundamentos na madeira.

A limpeza deve ser feita com uma flanela e produtos próprios para a madeira, sem uso de abrasivos que danificam o material. O mesmo cuidado vale para as fechaduras e maçanetas.

As dobradiças e fechaduras são itens importantes nas portas e janelas de madeira, e devem ser lubrificadas periodicamente com grafite em pó. Os óleos lubrificantes devem ser usados somente nos rolamentos das roldanas (no caso das portas deslizantes).

Evite possíveis prejuízos: Busque profissionais de qualidade para realizar o trabalho com seriedade, isso evitará estragos e aparência ruim nas portas ou janelas. Este é um dos poucos trabalhos que não indicamos o faça você mesmo, se você não tem prática.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat