Clube da solda Ferpam

É importante estudar para ser soldador?

Nós atendemos diariamente muitos clientes com muitas dúvidas sobre soldagem. Isso mostra que soldar não é um processo só prático, mas também exige conhecimento técnico e científico.

Vem com a gente entender alguns pontos cruciais para que você se torne um soldador renomado e que realize trabalhos cada vez mais sólidos e profissionais.

Conhecimentos sobre os metais e os eletrodos:

O conhecimento sobre eletrodos é fundamental, pois ele é o principal material de utilização para soldagem nos dias atuais, é o processo considerado mais comum. Você sabia que o eletrodo protege o metal de solda; estabiliza o arco; adiciona elementos de liga ao metal, repassar propriedades mecânicas ao metal de solda e ainda e propiciar certas posições de soldagem.

Conhecimento sobre os as máquinas e elétrica:

Conhecimentos sobre elétrica são essenciais para um bom soldador. Primeiro porque uma das maiores grandezas da soldagem hoje é o arco elétrico. A moderna solda elétrica tem evoluído e a tecnologia é essencial para uma boa produção.

Você precisa entender coisas básicas como dimensionar a potência das suas máquinas e inversoras de solda, saber quais correntes ideias para cada eletrodo, como não estragar a rede do cliente e muitos outros detalhes.

Conhecimento sobre os processos e suas especificidades:

Um bom soldador pode até ser uma pessoa sem formação formal, porém nunca será alguém que não gosta de estudar e aprender. Conhecer cada processo de soldagem é essencial, pois cada tipo de serviço, cada tipo de metal pode exigir um processo diferente.

Muitas são as inversoras e máquinas! Processo MMA, processo Mig com gás ou sem gás, processo TIG, tipos de gasestipos de tochas TIG e etc. São muitos os conhecimentos que você deve procurar estudar.

Conhecimento técnico sobre a prática da soldagem:

Tipos de pontos, posturas de solda, procedimentos de segurança e proteção são alguns dos conhecimentos específicos e técnicos que muitas vezes as pessoas comuns não se atentam. Por isso a importância de estudar e se capacitar cada dia mais para ser um soldador.

Esses são alguns dos pontos importantes que não podem ser ignorados se você deseja se tornar um bom soldador, um bom serralheiro e um profissional que se destaca no mercado.

O soldador capacitado pode atuar em diversos tipos de empresas no mercado de trabalho, além de poder empreender e realizar serviços por conta própria. O conhecimento é uma das chaves para seu crescimento profissional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat