Clube da solda Ferpam

Diferenças entre TIG de arraste, TIG Lift e TIG alta frequência.

Hoje vamos aprender um pouco sobre as diferenças existentes no processo de soldagem TIG. Na verdade, a Soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) se caracteriza pela necessidade do gás de proteção para a realização da solda. Mas, as máquinas no dia a dia vêm cheia de nomenclaturas que fica complicado interpretar, por isso esse Blog vai esclarecer sobre a soldagem TIG e o que significa TIG de arraste, TIG Lift e TIG alta frequência.

Já fizemos um conteúdo muito legal semelhante a este, no entanto ele era voltado para os soldadores amadores desejosos de adquirir uma máquina de solda TIG. Afinal a soldagem TIG é amplamente utilizada para alumínio e ligas de aço inoxidável onde a integridade da solda é de extrema importância.

Mas, na verdade o Blog de hoje é destinado aos compradores das empresas. Sim! Você que procura o melhor custo benefício para a empresas em que trabalho. Afinal, comprar uma máquina de solda não é uma tarefa assim tão simples! Existem muitas marcas, muitos processos e até multifatores diferenciais dentro de um mesmo processo, como é no caso do TIG.

Por isso, entenda de forma fácil o que TIG de arraste, TIG Lift e TIG Alta Frequência. O primeiro fator que se observa é quanto à máquina! Não adianta querer que uma máquina faça algo que ela não foi projetada para. Por tanto, para levar sua produtividade ao próximo nível escola corretamente.

As máquinas que aceitam apenas corrente contínua são as que o TIG de arraste e TIG Lift são realizados. Já o TIG Alta Frequência precisa de uma máquina que use corrente alternada. Ou seja, ao contrário do que muita gente pensa, não são as tochas diferentes que fazem um processo ou outro.

As Tochas são diferentes sim!!! Mas, calma! Vamos entender.

TIG de arraste, TIG Lift ou TIG Alta Frequência são apenas nomenclaturas técnicas referentes ao tipo de abertura do arco que cada máquina e tocha exigem para performar. Já o tipo de corrente vai influência no resultado final produzido com a solda, a solda de Alumínio, por exemplo quando feita através da HF (Alta Frequência) tem um acabamento fino e diferenciado.

Logo, o TIG de arraste é a quando o eletrodo de Tungstêncio precisa ser riscado na peça para abrir o arco-elétrico. Esse processo costuma dar um pouco de trabalho no início, mas a prática torna tudo melhor. O ponto negativo desta técnica é que pode danificar a ponta do Tungstênio e contaminar a solda.

TIG Lift é um pouco mais simples, basta tocar a peça com eletrodo de Tungstênio e levantá-lo. Desta forma o arco já se abre mais facilmente e torna o processo de soldagem bem mais prático. Reduz drasticamente qualquer dano na ponta do Tungstênio e por tanto, diminui chances de contaminação da peça.

TIG HF (High Frequency) a própria máquina consegue enviar o arco aberto e potente através da Tocha Especial com gatilho. Não há desgaste do eletrodo por contato e a soldagem é bem mais fácil, porém um ponto negativo é o risco de distúrbio em equipamentos eletrônicos devido à presença da alta frequência.

Para você que ainda não entendeu em quais situações a Soldagem TIG deve ser aplicada, segue aqui algumas dicas:

  • Soldagem de tubos e chapas de espessuras finas;
  • Passe de raiz em tubos de vários diâmetros e espessuras;
  • Reparos finos na manutenção;
  • Soldagem de alumínio, magnésio e suas ligas;
  • Soldagem de materiais dissimilares;
  • Soldagem de uma ampla gama de metais, como aços carbono e baixa liga, aços inoxidáveis, ligas de alumínio, ligas de níquel, ligas de cobre e ligas de magnésio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Open chat