Sem categoria

EPIs obrigatórios em ambientes hospitalares

Todo trabalho tem seus riscos sejam eles físicos, químicos, ergonômicos ou Biológico. No caso do Hospital, não é diferente! Venha conosco aprender um pouco sobre este assunto.

Para cada trabalho dentro do hospital sempre haverá um risco, o maior de todos é o risco biológico, devido ao contato com agentes contaminantes pelo ar, ou por contato com secreções.

Os colaboradores do hospital estão ali para ajudar e precisam estar saudáveis para isso. Logo, é muito importante minimizar possíveis riscos durante o exercício da atividade laboral hospitalar.

Segundo a norma NR 32 o trabalhador da área da saúde tem que tomar os devidos cuidados, determinados em lei e por regimento do hospital. Logo, é essencial garantir a proteção do colaborador, e atentar-se quanto à obrigação de proteger os pacientes contra contaminações externas.

Importante destacar que há riscos variados, desta maneira o ideal é que um profissional de segurança do trabalho oriente a compra correta de todos os equipamentos de segurança do hospital ou unidade de atendimento.

Veja abaixo!

EPI’s Básicos para uso Hospitalar

Antes de tudo, deve-se proteger as mãos, o equipamento de proteção individual mais essencial é a luva. Através de seus diversos materiais, promove segurança para todos, desde os colaboradores de serviços gerais até ao corpo médico do hospital. Um detalhe importante é que em todo tipo de procedimento médico as Luvas devem ser trocadas (ou seja devem ser descartáveis).

Cada colaborador deve usar a Máscara mais adequada para seu tipo de trabalho. Podemos citar como um exemplo a realização de procedimentos com pacientes infectados por doenças contagiosas. Novamente, as máscaras devem ser descartáveis, logo o hospital deve providenciar máscaras novas constantemente.

Outro EPI importante é o Óculos de proteçãoprincipalmente para situações em que se corre o risco de contaminar os olhos com secreções, componentes químicos, perfuro-cortantes ou quaisquer tipo de excremento vindo do paciente ou agente contaminante do meio.

O hospital é considerado um meio de alto risco contaminante, sejam por vírus, bactérias ou outros micro-organismos, o Avental também é importante para a proteção de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, residentes e pessoas envolvidas em procedimentos em que o há risco de contato com secreções contaminantes.

A Touca, por exemplo serve como dupla proteção, tanto contra partículas que possam contaminar os profissionais, quanto previne que o cabelo do profissional caia sobre algum procedimento e contamine o paciente.

Além de tudo isso ainda temos os Sapatos fechados, para evitar que as unhas recebam contaminação bacteriana ou viral antes, durante e depois de procedimentos. Pois o risco de infecção hospitalar é muito auto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat