CuriosidadesDicas de ferramentasNotícias FerpamSem categoria

Irrigação x seca: as bases para criação de um sistema eficaz

Se você é um pequeno ou médio agricultor, que ganha a vida plantando, então precisa saber com urgência tudo que há para saber sobre um bom plano de irrigação e qual a importância dele para sua lavoura sobreviver ao período de estiagem.

Em quase 100% do cultivo de alimentos a água é o item mais importante, sem ela há grandes chances de perda de safra, baixo rendimento produtivo e graves consequências financeiras.

Segundo dados da Embrapa, o Tocantins ainda possui os menores índices de áreas irrigadas, um cenário que precisa ser bem gerenciado para elevar a produção sem desperdício de recursos hídricos.

O Tocantins tem clima tropical e é marcado por período chuvoso e seca. Ou seja, todo ano a região passa por um intenso período de estiagem, começa por volta de maio/junho e finaliza em setembro ou outubro.

Apesar de toda tecnologia disponível, o pequeno e médio produtor ainda sofre com a estiagem pensando que o sistema de irrigação é caro. No entanto, o preço a se pagar quando a safra padece por falta de água é muito mais caro.

As bases de um sistema de irrigação eficaz:

  • Tipo de fonte de água: represa, rio ou poço artesiano;
  • Tipo de Clima/Solo: o volume de chuvas da região e características locais como o solo são importantes para determinar quanto de água é necessário para manter bons níveis de rega;
  •  Área a ser irrigada: tamanho e características do terreno, por exemplo faixas de declive, terreno todo em mesmo nível e verificar como ocorre a drenagem;
  • Tipo de cultura a ser irrigada: determinadas plantas exigem mais água, outras menos. O arroz, por exemplo, é uma cultura que exige abundância de água.
  • Projeto manual ou automatizado: o sistema manual exigirá maior presença humana, enquanto automatizados utilizam pouco pessoal envolvido.
  •  Qualidade da água: não é só sobre turbidez, mas também a respeito de teores de sais, materiais em suspensão e a presença de agentes patogênicos. A água da irrigação deve ser limpa e boa para a planta.
  • Tipos de tubos e materiais para aspergir água: materiais ruins vão render muito pouco, podem causar problemas constantemente e causar prejuízos. Adquira materiais de qualidade na Ferpam e Borrachas Confiança;
  • Bons projetistas: engenheiros agrônomos são os profissionais que melhor podem ajudar, pois farão um sistema adequado a todas as especificidades da sua propriedade. Faça seu projeto com especialistas da Borrachas Confiança. 

A irrigação minimiza perdas na sua plantação?

Sim! Ter um sistema de irrigação eficiente é uma das estratégias que mais causam impactos positivos em qualquer lavoura.

Um sistema eficaz gera economia de água, eleva sua produtividade em até 3x mais, aumenta o padrão de qualidade do produto e ainda gera lucros, empregos e reduz prejuízos causados pela seca.

A falta d’água é uma das grandes vulnerabilidades do setor da agricultura, por tanto o produtor precisa se preparar para a seca e não amargar sérios prejuízos na estiagem.

Saiba que a Ferpam pode ser um importante parceiro de negócios para te ajudar na consolidação do seu projeto de irrigação. Trabalhamos com uma variedade de insumos para irrigação e temos profissionais a disposição em nossa loja para desenvolver o  projeto ideal para você. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat