CuriosidadesNotícias Ferpam

Útil no início apenas aos camponeses: confira o acessório que virou moda e é famoso até hoje!

Seja para passear, trabalhar ou curtir a praia, este acessório dá conta do recado de conferir estilo e proteção. É um item que faz parte da moda utilitária, ou seja, é super funcional para o dia a dia. Confira nossos modelos de Chapéus de Palha!

Todos sabemos que o Chapéu de Palha é um ícone utilitário da moda que nasceu há séculos, seus primeiros registros são descritos por povos antigos como os gregos, romanos e judeus.

Inicialmente estes eram apenas usados pelos camponeses, mas aos poucos as classes média e alta abriram os olhos para a praticidade/utilidade do Chapéu de Palha. Logo, o acessório de cabeça que servia apenas para proteção do trabalhador rural passou a ser valorizado.

Mesmo após ganhar designs e estilos diferentes em cada cultura, o Chapéu de Palha continua cumprindo seu papel de proteção contra o sol direto no rosto. 

Atualmente, o chapéu de palha possui diversos estilos, tamanhos e alguns até cores. O brasieleiro é um povo incrivelmente adepto do Chapéu de Palha, devido à nossa tradição de cultivar a terra. O Brasil e o Chapéu de Palha tem história em milhares de plantações, lavouras, hortas e etc, por isso ele é tão presente na nossa cultura.

Além disso, somos um dos países que mais se destacam na produção agropecuária do mundo, o que torna este acessório um equipamento de proteção individual. Logo, trabalhadores da Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aqüicultura podem e devem utilizar para prevenir-se da alta exposição ao sol.

3 Motivos para ter seu próprio chapéu de palha

É um item de estilo: a composição do estilo rural se faz muito presente com a ajuda dos chapéus de palha, assim esta peça pode ser ícone de estilo, remetendo ao estilo Sertanejo, Country e Praiano. 

Serve como proteção: são excelentes protetores do rosto, se você precisa se expor ao sol por algumas horas, ou pelo menos 2x na semana, seja para trabalho ou uso domésticos, o uso de chapéus de palha é imprescindível para prevenir o fotoenvelhecimento.

Multiuso e eclético: seu chapéu de palha te acompanha como acessório extremamente em diversas ocasiões, como: fazenda, praia, pescaria, piscina 

A época de caça aos chapéus está começando, corra e garanta o seu:

As festas juninas e o verão estão chegando e a procura por chapéus de palha vai triplicar. A época de São João (Festa Junina) nos faz relembrar esta parte da cultura do norte e nordeste, de se vestir de caipira e dançar quadrilhas. Estas festividades exigem vestir-se à caráter e os looks com Chapéus de Palha são tradicionais. 

Outro destaque, que aumenta a procura por Chapéus de Palha, é o verão. Afinal, este acessório serve como excelente proteção solar para rosto e colo. Além disso, também protege os cabelos e o couro cabeludo, pois a radiação solar em excesso é responsável por danos aos fios e pode causar câncer de pele no couro cabeludo.

Dica de ouro!

O chapéu de palha essencialmente, possui grande valor cultural e histórico, pois ainda nos dias de hoje a palha que o trança vem do trabalho manual e artesanal, ou seja, tais práticas vêm sendo repassadas de geração em geração (derrubadores, catadores, separadores, trançados de palha e etc.), por tanto precisamos valorizar esta cultura brasileira.

Independente do motivo pelo qual você está procurando o seu chapéu de palha, opte por materiais bem tratados, de qualidade, bem costurados e que ofereçam conforto e durabilidade. Opte por marcas especializadas como a Chapéu Patriarca, são chapéus confortáveis, especiais para atender à proteção do sol.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat